Temp

Dia da Natureza: do alerta à recuperação

- 04 de outubro de 2021

Nesta segunda-feira (dia 4) é comemorado o Dia da Natureza. A data vem para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente. Em Barueri, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), coordena todas as ações ambientais.

A natureza passa por momentos muito turbulentos nos dias atuais, que envolvem a estiagem de grandes rios, lagos e reservatórios, queimadas, o desmatamento e muitos outros fatores que têm contribuído para o desequilíbrio ambiental.

O município atua de forma a atenuar esses impactos ambientais, com a criação de decretos e leis, como as que atuam contra as queimadas, pelo licenciamento sobre intervenções em áreas florestais e Áreas de Proteção Permanente (APP), na implantação do Programa Amigo Pet, na captura e manejo de animais domésticos e silvestres no município, além de muitos outros dispositivos legais.

Há também as ações indiretas que beneficiam a natureza, como a coleta de materiais recicláveis em 100% da cidade, o Resgate Animal (que realiza do socorro emergencial de animais de rua que estejam gravemente feridos ou doentes), o Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS (que realiza o recebimento de animais silvestres, vítimas de tráfico e outros e passam por um processo de recuperação até o retorno ao seu habitat natural), a conservação de Áreas de Preservação Permanente (APP), como a Área do Russo, que fica na várzea do rio Tietê e faz parte do Parque Ecológico de Barueri, além de inúmeras iniciativas que favorecem o meio ambiente.

O secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (o Bidu), reforça que apesar das ações municipais que a Secretaria tem executado, a contribuição dos munícipes é fundamental para que os impactos que a natureza sofre sejam drasticamente reduzidos. “Somos responsáveis pelas consequências dos nossos atos, e a cada dia estão mais visíveis com o uso inadequado dos recursos que a natureza nos oferece. Um exemplo que podemos observar é a crise hídrica gerada pelo desperdício. Por isso é importante que cada um faça a sua parte, evite o desperdício de água, recicle, reutilize, plante uma árvore, assim iremos contribuir para que ocorra o menor impacto na natureza”, enfatiza o biólogo.

Temp Temp