Inscrições para programa de prevenção de riscos nas famílias estão abertas

- 04 de outubro de 2021

As inscrições para o “Programa Famílias Fortes” continuam abertas. Promovido pela Secretaria da Família (Sefam), da Prefeitura de Barueri, o programa promove, por meio de encontros semanais, a prevenção de comportamentos de risco nos núcleos familiares. A prioridade é para o atendimento de adolescentes de 10 a 14 anos.

As inscrições podem ser feitas por e-mail (sefam@barueri.sp.gov.br ); WhatsApp (11) 94023 0220; e telefone (11) 3164 9555. Outras informações estão disponíveis no Facebook e no Instagram da Secretaria.

O “Programa Famílias Fortes” é uma parceria com a Secretaria Nacional da Família, do governo federal, cujo objetivo é “realizar investimentos em ações que fortalecem os vínculos familiares, de forma a prevenir problemas como o uso abusivo de drogas, violências intrafamiliares, criminalidade juvenil, evasão escolar e agressividade”, segundo os termos contidos no documento assinado entre a Prefeitura de Barueri e a Secretaria Nacional da Família.

Na prática, o programa é realizado por meio de sete encontros semanais e depois por mais quatro reuniões mensais de acompanhamento com um grupo composto por até 15 famílias. Para cada família, o ideal é ter dois adultos (que podem ser pais, mães, avós, tios e irmãos maiores de 18 anos) para cada filho.

A Sefam deverá começar a primeira turma de famílias na segunda quinzena deste mês de outubro.

Nesses encontros, conduzidos por facilitadores que receberam capacitação, são abordados temas como: metas e sonhos dos filhos; amor e limites de responsabilidade dos pais; regras da casa; fortalecimento da comunicação familiar; proteção contra o uso de substâncias ilícitas; lidar com pressão dos amigos etc.

Temp Temp