Plano Municipal para Infância e Adolescência tem grande participação dos baruerienses

- 04 de novembro de 2019

Barueri implementa, cada vez mais, ações para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. O objetivo é que, por intermédio de políticas públicas, eles tenham acesso à educação, boa alimentação, assistência médica gratuita e proteção da família, entre outros direitos. Entre os dias 26 e 31 de outubro, cerca de 13 mil pessoas participaram da audiência pública, on-line e presencial, do PMIA – Plano Municipal Para Infância e Adolescência.

De acordo com o coordenador de Tecnologia da Secretaria de Educação, Ricardo Nascimento, toda a equipe foi envolvida no processo inédito. “A votação on-line aconteceu por intermédio das ferramentas do Google for Education que foram colocadas à disposição dos munícipes. Para a votação presencial colocamos cerca de 40 chromebooks para que os interessados pudessem votar. Foi uma experiência inovadora”, contou.

Na sexta-feira (31 de outubro), gestores escolares, vereadores e pais de alunos, entre outros representantes, participaram da audiência presencial no CAP. A presidente da comissão do PMIA, Solange Souza, conduziu os trabalhos e fez questão de salientar que o PMIA veio com o intuito de elaborar e implementar políticas públicas sérias e efetivamente comprometidas com a proteção integral de crianças e adolescentes. “Em 2017 iniciou o processo de atualização das metas, resultado da parceria de todas as secretarias municipais com apoio do Executivo e do Legislativo. A cidade de Barueri mais uma vez sai na frente em uma das questões mais relevantes: o cuidado com as nossas crianças e os adolescentes”, avaliou.

A secretária de Educação, Flávia Moreno, também falou da importância do processo de discussão sobre o plano. “Todas as ações que vêm se desdobrando ao longo da gestão visam proteger as crianças e os adolescentes. A união das secretarias em torno desta causa tem sido algo muito positivo e que certamente resultará no grande sucesso do plano.”

Cumprimento das metas
Barueri tem trabalhado muito para garantir o cumprimento das metas estabelecidas. Em 2014 foram propostas 145 metas, das quais, até agora, já foram cumpridas 128, como Semana Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Conselho Municipal da Criança e Adolescente), Google For Education (Secretaria de Educação) Classe Hospitalar (Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde), Cultura de Paz (Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo), Programa de Iniciação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho (Fieb), Ações Educativas de Prevenção à Gravidez na Adolescência (Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social).

Para o ano de 2024 faltam apenas 17 metas, divididas da seguinte forma: nove na área da Educação, duas na área da Saúde e sies no setor de Assistência Social.

Clique aqui e assista ao vídeo apresentado na audiência pública do PMIA.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp