Desfile de 7 de Setembro destaca 75 anos de Barueri
- 04 de novembro de 2024
Em mais uma comemoração do Dia da Independência do Brasil, militares, alunos, representantes de Secretarias municipais, grupos de idosos e outros membros da comunidade participaram do desfile cívico-militar de 7 de Setembro realizado na avenida Guilherme Perereca Guglielmo, em frente ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa, no Centro. Neste ano, o evento teve como tema “75 Anos de Barueri”, destacando a importância do desenvolvimento do município ao longo de sua história.
O Dia da Independência na cidade, mais uma vez, foi iniciado no Parlamento 26 de Março com o hasteamento das bandeiras: de Barueri, pelo prefeito Rubens Furlan; do Estado de São Paulo, pelo coronel Mário Victor Vargas Júnior, diretor do AGSP (Arsenal de Guerra de São Paulo), e do Brasil pelo presidente da Câmara Municipal de Barueri, vereador Toninho Furlan (SD).
Na sequência aconteceu a revista à tropa em carro chivunk e o desfile cívico-militar na avenida Guilherme Perereca Guglielmo. “Estamos comemorando 202 anos da nossa independência e uma solenidade como essa, abrilhantada por todo mundo, principalmente por nossas forças militares, só destaca o compromisso que temos com a defesa da nossa pátria, do nosso povo e do País. Temos a grande honra de estarmos nesta cidade, que é uma das mais pujantes do Estado de São Paulo”, ressaltou o diretor do AGSP, coronel Mário Vargas.
Organizado pela Prefeitura de Barueri, por meio das Secretaria de Cultura e Turismo em conjunto com demais Secretarias e outras entidades municipais e estaduais, o desfile reuniu ainda autoridades, público em geral e mais 3 mil integrantes. Quem esteve presente ao evento pode ver os participantes mostrarem na avenida os investimentos da cidade em infraestrutura de políticas públicas em prol da qualidade de vida e do bem-estar social com apresentações de atividades culturais, educacionais e esportivas e de outras conquistas que reforçam o progresso do município.
O desfile
O evento teve apresentação da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), representada por integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal) e Inspetoria de Administração e Logística da Guarda, Divisão do Corpo Musical Maestro Moni. Foi encerrado com a participação dos membros da Secretaria de Esportes que, por meio do Barueri Esporte Forte, apresentou alunos e professores de modalidades como atletismo, basquete, capoeira, futebol, ginástica artística, artes marciais, tênis e do programa Vida Saudável.
A solenidade mobilizou o público com o desfile de soldados do Exército e viaturas do Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP), 20º Batalhão da Polícia Militar de São Paulo, 22º Batalhão de Logística Aeromóvel, 2º Batalhão de Suprimentos, 20º Batalhão de Polícia Militar de São Paulo, 5º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) e 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros (Oeste).
O desfile seguiu com alunos do Profesp (Programa Forças no Esporte) e Profesp Elite Aprendiz, ambos geridos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) e parceiros. E foi abrilhantado com apresentação de viaturas da GCM (órgão ligado à SSUDS) e da Semurb (Secretaria de Mobilidade Urbana). A SSDUS se destacou ainda com a participação dos alunos do programa Agentes Multiplicadores, que tem como objetivo o trabalho de prevenção, promovendo a inserção de conteúdos sobre defesa civil e dos órgãos emergenciais.
Educação, cultura e inclusão
A Educação foi representada pelo desfile de alunos de 12 escolas da rede municipal de ensino, estudantes da FiebTech/ITBs e do Cursinho Pré-Vestibular. Dentre elas, a Emef Sandro Luiz Braga destacou o tema “75 anos incentivando a leitura do município”, a Emef Armando Cavazza (Engenho Novo) mostrou a “Cultura Maker: mentes em movimento, aprendizagem criativa”, e a Emef João Tibúrcio Silva Filho (Chácaras Marco) apresentou o programa “Núcleo WIT”, ambiente computacional de experimentação que visa uma imersão em temas do mundo virtual.
A Secretaria de Cultura e Turismo mostrou as atividades desenvolvidas com alunos, como as oficinas de dança, teatro e outros cursos. Desfilaram também suas ações os integrantes da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), bem como da Secretaria da Família (Sefam), por meio dos idosos do Parque da Maturidade José Dias da Silva, incluindo Miss e Mister Melhor Idade, e outros representantes, e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD).
Amor à pátria
O desfile cívico-militar de Barueri ficará marcado para Nícolas da Silva Crispim, 15 anos de idade. Cursando o 1º ano do ensino médio da Escola Mário Joaquim Escobar de Andrade (Parque Viana), o aluno desfilou pela primeira vez por ser integrante do Profesp Elite Aprendiz. “Foi algo novo para mim, porque eu nunca havia desfilado. Uma satisfação”, relatou.
Coordenadora do Profesp Elite Aprendiz, Patrícia Aparecida dos Santos Corrêa destacou a importância do trabalho cultural, cívico, de capacitação e de preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Reforçou que no desfile cívico-militar os participantes demonstram uma visão de amor à pátria. “Hoje, com a mudança tecnológica, as pessoas estão deixando de participar de eventos como este. O dia 7 de Setembro faz parte do contexto da nossa história. A gente precisa conhecer e valorizar as nossas raízes”.