Após oferecer curso, Barueri conta com 30 novos agentes de sustentabilidade

- 04 de dezembro de 2018

Depois de pouco mais de dois meses, chegou ao fim na quarta-feira (dia 28/11) o curso Agentes de Sustentabilidade, oferecido gratuitamente pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) de Barueri, em parceria com o Instituto Alphaville e a Fatec local, que cedeu o espaço e toda a infraestrutura.

O objetivo desse projeto é formar cidadãos atuantes ambientalmente, capazes de desenvolver ações que contribuam com o desenvolvimento sustentável do município. O encerramento, no entanto, significa o início da participação de cada um dos 30 alunos concluintes, conforme explica a diretora de Planejamento Ambiental da Sema, Yara Garbelotto.

“Esse curso tem a proposta de formar agentes que atuem no município. Nesse encerramento, os alunos participantes estão apresentando projetos de intervenção junto à Secretaria de Meio Ambiente para Barueri. Alguns grupos até já fizeram a sua intervenção, outros ainda não. A gente entende o encerramento do curso como o início de atuação dos agentes de sustentabilidade e queremos que esse grupo realmente seja um parceiro da sociedade civil com a Prefeitura”, almeja Yara.

Para fazer a diferença
Dentre os projetos apresentados, estão gincana entre ruas para incentivar a coleta seletiva; mutirão ambiental no Vale do Sol; fortalecimento de vínculos afetivos com a natureza; mobilidade urbana no Parque Imperial; proposta de intervenções nos quiosques do Parque Ecológico; e lixeiras ecológicas para o Parque Municipal, entre outros.

A Sema realizará um acompanhamento junto a esses novos agentes de sustentabilidade, fortalecendo o vínculo e contribuindo de todas as formas que puder. “Queremos que eles tenham apoio institucional da Sema e que a Sema possa contar com eles para ações que envolvam a sociedade civil”, explica Yara.

Já estão programados encontros com esse grupo para o ano que vem, bem como a possibilidade de realização de um novo curso.