Temp

Quadras de streetball são opções de lazer para a população

- 05 de fevereiro de 2026

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 
Confira as fotos no Flickr      

Resumo: 

  • Espaços antes ociosos de Barueri foram revitalizados com a implantação de quadras de streetball em diversos bairros, ampliando as opções de lazer para a população.  

  • As estruturas funcionam 24 horas por dia, contam com equipamentos resistentes e iluminação adequada, e atraem moradores da cidade e da região.  

  • A iniciativa integra o projeto Bora Pro Play, que valoriza a cultura jovem e incentiva a prática esportiva livre e segura. 

Muitos espaços de Barueri, antes ociosos ou subutilizados, estão sendo revitalizados com a construção de quadras de streetball, modalidade de basquete jogada com apenas uma tabela, em diversos bairros. Agora, esses locais servem como opção de lazer para moradores de todas as idades e, por que não, de todos os gêneros.  

Moradores de Barueri e de municípios vizinhos tomaram conta da quadra da Aldeia de Barueri em uma sexta-feira à tarde. O espaço está à disposição da população 24 horas por dia, todos os dias da semana, e conta com dois diferenciais: tabela de acrílico (que, ao contrário da de madeira, não fura) e aro retrátil, capaz de suportar centenas de quilos de impacto, com maior resistência às enterradas dos “aspirantes a astros” do basquete profissional.  

Segundo a Secretaria de Obras, o projeto Bora Pro Play tem como objetivo revitalizar a paisagem urbana e, principalmente, oferecer infraestrutura esportiva de qualidade para os jovens e para as famílias da cidade. A iniciativa prioriza a adesão cultural e a prática livre, alinhadas à cultura jovem e à valorização da criatividade e do improviso característicos do streetball.  

As quadras foram implantadas em pontos estratégicos, suficientemente afastados dos núcleos residenciais, a fim de minimizar reclamações relacionadas a ruídos. Para garantir o uso contínuo e a segurança da população, todas contam com iluminação adequada para funcionamento 24 horas. 

Saiba mais 

Principais especificações técnicas  

  • Piso antiderrapante em concreto polido Resistência mecânica compatível com alto impacto e abrasão; 

  • Acabamento liso, uniforme, contínuo e sem fissuras ou desníveis; 

  • Demarcação das linhas com tinta epóxi ou poliuretano de alta aderência. 

Os frequentadores  

Os apaixonados pela modalidade já chegam uniformizados, levam bolas para as quadras e formam grupos nas redes sociais para avisar que estão “colando” (chegando) para jogar. Isso reduz a chance de “perder a viagem”. O que importa é jogar aquele “baska”. E, se a quadra estiver “moiada” (impossibilitada de uso), eles costumam se deslocar para a quadra próxima ao Sameb, sob o Viaduto dos Trabalhadores, ou para a de Alphaville, localizada sob a ponte da Alameda Tocantins.  

Cauê de Beijo (16 anos), morador do Parque Viana; Luís Guilherme de Souza (15 anos), do Parque dos Camargos; e Mauro Victor Torres (15 anos), do Recanto Phrynea, poderiam jogar nas quadras poliesportivas do Jardim Paulista, mais próximas de suas residências. “Nossos amigos moram ou estudam aqui perto. É bem melhor aqui. Às vezes vamos embora às 22 horas e a quadra ainda está lotada, inclusive com ‘minas’ e ‘tiozinhos’”, contam.  

Matheus da Silva, de 16 anos, conta: “Moro em Jandira, mas venho aqui há dois meses porque a quadra é ‘decente’ e sempre tem gente”.  

Bruno Sales, de 15 anos, morador de Carapicuíba, concorda em gênero, número e grau: “Não tem lugar melhor pra jogar”, afirma. 

Quadras recentemente inauguradas  

  • Centro – Baixos do Viaduto dos Trabalhadores (em frente ao Pronto-Socorro Infantil/Sameb)  

  • Jardim Belval – Praça em frente ao Condomínio Inspire Parque da Juventude (Chácaras Marco)  

  • Ponte da Alameda Tocantins (Alphaville)  

  • Praça da Rua Galeão x Leonardo Vitoldo, Vila Ceres  

  • Praça Sabura Sumiya (Aldeia de Barueri)  

Nota: está em estudo a construção de uma nova quadra na praça da Rua Jambeiro, no Parque Viana. Vale lembrar que há dezenas de quadras poliesportivas em Barueri. Consulte a mais próxima AQUI

Da redação 
Crédito das fotos: Cauber Drone e Tatiane Zechetto/Secom Barueri 

Temp Temp Temp Temp Temp