Temp

Esporte inclusivo: educadores físicos recebem iniciação paraolímpica

- 05 de março de 2020

Nos dias 27 e 28 de fevereiro aconteceu no CAP (Centro de Aperfeiçoamento do Professor) a etapa presencial da iniciação paraolímpica para os educadores físicos de Barueri.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Barueri, através da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), e o Comitê Paralímpico Brasileiro. O objetivo é capacitar os profissionais de educação física das Secretarias de Educação, da Mulher e de Esportes para trabalharem adequadamente com pessoas que tenham algum tipo de deficiência.

O desenvolvimento do módulo sobre fundamentos e processo adaptativo foi ministrado pelo professor José Julio Gavião de Almeida, doutor em atividade física adaptada. O treinamento consistiu em mostrar o surgimento do esporte paraolímpico na Inglaterra e como foi sua evolução, apresentar a realidade nos dias de hoje, como está o esporte adaptado no Brasil e como as escolas lidam com ele.

Na didática foram utilizadas dinâmicas para um ambiente descontraído e fornecidos diversos exemplos práticos de como envolver a pessoa com deficiência no esporte e não apenas tê-la como uma auxiliar durante as aulas, fazendo com que os profissionais entendessem a maneira que uma pessoa com deficiência pode interpretar e adaptar uma atividade física e os benefícios que isso traz para a vida dela.

Temp Temp Temp