Temp

Feirão do Emprego da SDPD contou com mais de 370 inscritos

- 05 de abril de 2024

A terceira edição do Feirão do Emprego promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) de Barueri reuniu no dia 2 de abril (terça-feira) diversas grandes empresas em sua sede. O objetivo do evento anula é ampliar as chances de emprego para as pessoas com deficiência.  

Ao todo, 11 grandes empresas foram convidadas para o Feirão, onde mais de 370 pessoas puderam participar de entrevistas e conhecer mais sobre as ofertas de emprego em diversas áreas de atuação, como logística, metalurgia, comércio varejista, cobrança, tecnologia, farmácia, dentre outras.  

Para Beatriz Dourado, que tem deficiência visual, o evento representou uma oportunidade para conquistar o seu primeiro emprego.  

“Busco na área de administração. Acho ótima essa chance porque a gente precisa ser ouvido. A SDPD tem ajudado muito, não só na questão do emprego. Eu fico muito mais tranquila que eles vão continuar ajudando assim que eu entrar na empresa”, disse a candidata.  

Além das cotas 
Com o apoio do Departamento de Empregabilidade da SDPD, as empresas adotam o lema “Além de Cotas”, que estimula as contratações de pessoas com deficiência olhando para as potencialidades dos candidatos e não restringindo apenas para o cumprimento da legislação.  

“Não olhe para dificuldade do cego, não olhe para a dificuldade de um cadeirante, não olhe para a dificuldade do surdo. Sempre pergunte qual é a competência que ele tem. Tenho certeza de que a chance dessa pessoa com deficiência dar certo na sua empresa é maior”, disse o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (Professor Carlinhos).  

Esse é o caso da Multilog, empresa de Logística que já cumpriu a Lei de Cotas e ainda assim continua destinando vagas para pessoas com deficiência. “A gente trabalha além da cota, mas a gente sempre quer trazer diversidade e trabalhar com os outros colaboradores esse olhar pela inclusão”, destaca a analista de Recursos Humanos da empresa, Tainá Batista Guedes. 

O que diz a Lei 
Empresas com 100 funcionários ou mais devem reservar de 2% a 5% das vagas em seu quadro de funcionários para pessoas com deficiência.  

A SDPD oferece apoio antes, durante e após a contratação da pessoa com deficiência, por meio de ações que visam a sua permanência no mercado de trabalho. Para obter mais informações sobre o Departamento de Empregabilidade, ligue para (11) 4201-8034 ou envie um e-mail: sdpd.empregabilidade@barueri.sp.gov.br. A Secretaria fica na rua Vereador Isaías Pereira Souto, 175 – Jardim Belval. 

Temp Temp Temp