Temp

Oficina de culinária no Caps Infantojuvenil resgata autoestima de adolescentes

- 05 de junho de 2023

No começo eram apenas três adolescentes, depois esse grupo foi crescendo e avanços incríveis aconteceram. Isso ocorreu nas Oficinas de Culinária realizadas no Caps Trilha, (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil), gerido pela Diretoria de Saúde Mental da Secretaria de Saúde. As práticas culinárias com os jovens começaram em março deste ano e têm o objetivo de levar a um novo sentido de viver.

O cardápio da Oficina de Culinária da segunda-feira (dia 5), foi uma macarronada ao molho pesto (com base de manjericão), acompanhado de caponata de beringela, salada de rúcula e tomate.

Abrir-se para o novo
“Tem gente que nunca chegou perto do fogão e de repente viu que pode fazer sozinho. Isso traz autonomia e muito empoderamento”, explica a psicóloga Cristiane da Cunha, que atua no Caps.

Sobre os casos de depressão, os adolescentes estão em estágio avançado e perdem o interesse de fazer tarefas simples. De acordo com a psicóloga, muitos não querem sair de casa, estão embotados e desanimados. Com essa proposta, de repente começam descobrir uma coisa nova.

Cristiane também frisa o fortalecimento da socialização. “O ato de comer junto é muito simbólico. Tenho muitos pacientes que não conseguem comer em público. Comer é um ato social e o fato de sentar-se junto com outras pessoas tem valor terapêutico”, disse a psicóloga.

Comida saudável
A proposta das oficinas uniu o aprender culinário com o incentivo a uma alimentação saudável, já que os produtos utilizados vêm fresquinhos direto da Horta da Gente, projeto desenvolvido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) e o Fundo Social de Solidariedade (horta orgânica produzida por pessoas que viveram em situação de rua).

“No ponto de vista da alimentação, foi uma grande conquista porque trabalhamos com base de alimentos de origem vegetal que antes não consumiam. Na oficina eles experimentam e repetem”, conta a nutricionista Priscila Koritar.

Jovens cheios de vida
Os adolescentes participam de todo o processo: higienizam os alimentos, cortam, separam e temperam. Todo esse passo a passo acontece de forma muito descontraída, alguns ouvem música, outros batem papo, contam histórias e consolidam amizades.

“Gostei bastante de fazer a comida, não fico pensando tanto nos meus problemas. Obtive avanços”, relata um jovem rapaz de 17 anos.

“Aprendo aqui coisas novas e acabo reproduzindo em casa. Antes eu não comia ovo, mas aqui aprendi a temperar de forma diferente e agora eu como. É muito legal participar”, conta uma das adolescentes de 15 anos”.

Para aproveitar o mês de junho, as próximas oficinas de culinária oferecidas no Caps Trilha serão com receitas de festas juninas. O Caps Trilha oferece atendimento ao público infantojuvenil e fica na Raul Makaiossi Honda, 68 - Centro Comercial.

Temp Temp Temp Temp