Temp

Vacinar ainda é o melhor remédio, alerta Saúde de Barueri

- 05 de julho de 2019

Em agosto acontece mais uma campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite em todo o Brasil. O poliovírus destrói as células nervosas da medula espinhal, causando a perda de massa muscular e podendo levar à paralisia. Há mais de 20 anos o País comemora a erradicação da doença e isso só foi possível graças a um cuidadoso e rígido trabalho de imunização junto às crianças.

Por outro lado, este ano o Brasil perdeu a certificação que o classificava como país livre do sarampo, concedida em 2016 pela Organização Pan-Americana de Saúde. Isso devido aos surtos que têm ocorrido desde o ano passado. O surto, com mais de 10 mil pessoas infectadas em um ano, ocorreu justamente após uma onda de boatos que ganhou bastante força nas redes socais colocando em dúvida a eficácia das vacinas. Com medo, muitos pais deixaram de vacinar seus filhos e a si mesmos, colocando em risco a vida de todos.

O caso serve para exemplificar o perigo da não imunização. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) prevê a vacinação gratuita de crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes, dentre outros perfis, contra diversas doenças graves e suas complicações. É possível conferir todas as vacinar ofertadas pela rede pública CLICANDO AQUI.

Para se ter uma ideia da importância desse trabalho de saúde pública, em 1986 foram notificados quase 130 mil casos de sarampo no Brasil. Graças às estratégias de imunização e o fortalecimento da vigilância epidemiológica, em 30 anos ela foi considerada erradicada no país pela Organização Mundial da Saúde – até, infelizmente, a debandada da população após a publicação de falsas notícias sobre as vacinas.

A Secretaria de Saúde de Barueri alerta sobre a importância de manter em dia a caderneta de vacinação, uma vez que uma pessoa desprotegida coloca em risco não apenas sua saúde, mas a de todos que convivem com ela, já que a maioria das doenças passíveis de prevenção por meio da imunização são transmitidas por contato físico ou em objetos contaminados, espirros, tosse e fala. As Unidades Básicas de Saúde do município dispõem de todas as vacinas previstas no Calendário Nacional – algumas o ano todo e outras nos períodos específicos de campanhas.

Em Barueri, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde tem trabalhado duro para garantir a vacinação de todos os públicos prioritários nas diferentes campanhas preconizadas pelo Ministério da Saúde e, principalmente, recuperar a confiança das pessoas nos imunobiológicos disponibilizados pelo governo. É importante destacar que o programa de vacinação brasileiro é considerado modelo perante o mundo.

Recentemente o município fez bonito na vacinação contra a febre amarela (saiba mais AQUI), chegando a cobrir 99,4% do público-alvo. Muitas cidades brasileiras ficaram abaixo da média, ainda sofrendo com o reflexo da desconfiança popular.  A colaboração do cidadão é primordial, destacam os especialistas.

As vacinas ofertadas no país são totalmente confiáveis. Antes de chegarem às unidades de saúde passam por diversas fases de avaliação, além de rígida regulação de institutos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Procure a UBS mais próxima de sua casa para obter mais informações sobre as vacinas disponíveis e atualizar sua caderneta de vacinação.

Temp