Inovação Barueri: recursos para o desenvolvimento de soluções ao alcance de todos

- 05 de novembro de 2021

Um projeto pioneiro, ousado e ambicioso. É assim que podemos definir minimamente o Inovação Barueri: uma iniciativa do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), da Prefeitura municipal, que oferece gratuitamente um grande pacote de serviços que resultam no fomento ao empreendedorismo, à criatividade e ao desenvolvimento de soluções diversificadas que causem grande impacto na vida como um todo.

“O Programa tem como objetivo o apoio e o fomento ao empreendedorismo, com a criação de estruturas físicas, de ambiente inovador, de reunião de estratégias e do desenvolvimento tecnológico, de pesquisas científicas, por meio de incubação e de pré-incubação, ou outras modalidades. Tendo como destinatário o cidadão, o estudante, o professor, as empresas e as startups”, resume o administrador do CIT, Jonatas Randal.

Erika Alves, gestora de Comunicação e Projetos de Inovação do CIT, detalha ainda mais. “O Inovação Barueri é uma iniciativa que concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e ferramentas para o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação. Ele constitui-se também em espaço de interação empresarial-acadêmica para o desenvolvimento de soluções e propiciar benefícios socioeconômicos, melhorar qualidade de vida, alavancar a prosperidade econômica, fomentar o uso de tecnologias de alto custo e difícil acesso”, diz.

A força da união público-privada
Com o apoio, a credibilidade e a infraestrutura da Prefeitura de Barueri, o Programa conta com parcerias valiosas, advindas da iniciativa pública e também privada, o que possibilita dar ao cidadão acesso a conteúdos, sistemas e recursos que, geralmente, estão disponíveis para poucos. Dentre eles destacam-se a Assinco, a Etec, a Prime, a Softex, a My Robbot School, a Orange Maker, o Inspirando Jovens, a Tecnotron, a Foursys Tecnologia, a Creative Design, a Mega, a Conductor, a Epson e a Cobrasin, por exemplo, que se desdobram dentre os vários serviços oferecidos.

Jovem e promissor
O projeto é novo, completou dois anos no último mês de setembro, mas já tem muitas histórias de sucesso para contar. “A estimativa é que 657 pessoas foram impactadas pelos serviços oferecidos no Inovação Barueri”, diz Erika.

Uma carteira de serviços bem recheada
São vários os serviços oferecidos pelo Inovação Barueri. É o caso do SmartLab, do CoWorking, do Programa de Desenvolvimento de Talentos, dos Cursos e Treinamentos, da Pré-Incubação e também da Incubação.

Cada um deles vem possibilitando a realização de projetos bem variados e que realmente impactam na vida das pessoas positivamente. Podemos citar, por exemplo, a TV Inovação e suas várias vertentes, o aplicativo TV Inovação, o Website TV Inovação, o filtro de realidade aumentada, a impressão 3D etc.

Essa história continua...
Bateu curiosidade sobre cada um dos serviços? Então não perca as próximas edições de sábado do Jornal Oficial de Barueri, que trarão reportagens com detalhes sobre cada um deles e qual melhor se encaixa às suas necessidades, afinal, todos esses recursos estão disponíveis para você.

Temp Temp Temp