Temp

Experiência na Fieb superou expectativa, afirmam estagiários de Psicologia

- 05 de dezembro de 2018

Alunos de Psicologia participantes do programa de estágio estabelecido por meio de convênio entre Fieb e Unip receberam na noite de segunda-feira (26 de novembro) seus certificados de conclusão pelo trabalho desenvolvido no decorrer do ano. Na cerimônia realizada no auditório da unidade Alphaville da Fieb, os estudantes apresentaram um balanço de suas ações e relataram a experiência de atuar nas escolas.

Nas apresentações da noite, os participantes do programa tiveram a oportunidade de contar o resultado das atividades e como funcionaram as rodas de conversa e os plantões institucionais criados para auxiliar alunos e colaboradores da Fundação. Todos destacaram que os casos encontrados registraram mudanças significativas e que a experiência superou a expectativa dos estudantes.

Um dos pontos exaltados pelos estagiários foi o Setembro Amarelo, campanha criada para prevenção ao suicídio. Segundo eles, a medida proporcionou um olhar diferente sobre o tema e reforçou as ações na escola, como foi a iniciativa do “Orelhão Amarelo”.

Nela, uma urna foi disponibilizada para que as pessoas postassem suas mensagens para relatar as angústias que passam. Durante todo o período, os estagiários realizaram atendimentos nas oito unidades administradas pela Fieb.

A iniciativa que recruta alunos da Unip foi implantada em agosto do ano passado. Até então, eram 10 estudantes da universidade atuando nas dependências da Fieb. Para 2018, 27 concluíram o programa. Cada participante cumpre três horas semanais divididos em grupos em áreas diferenciadas como Grupos e Comunidades, Psicologia Escolar, Psicologia Organizacional, e Psicologia da Saúde.