Temp

HMB realiza a campanha “Promoção da Visão” neste sábado

- 05 de dezembro de 2018

O Hospital Municipal de Barueri (HMB) promoverá no sábado (dia 8) a campanha “Promoção da Visão”, entre 8h e 16h. Com agendamento via Central de Regulação Ambulatorial do município , o objetivo da ação é ampliar o atendimento oftalmológico da unidade.

A estimativa é que sejam atendidas 500 pessoas com exame oftalmológico completo, que consiste em acuidade visual, refração, medida de pressão intraocular, biomicroscopia anterior e mapeamento de retina. Se houver necessidade, também será feita a prescrição de óculos. No caso de pacientes com patologias oculares, o encaminhamento será diretamente para os setores específicos do HMB para realização de exames complementares. “A importância destes testes se dá porque 70% da população precisa de óculos e também porque algumas doenças são silenciosas”, explica Heloísa Nascimento, coordenadora de Oftalmologia do HMB.

Também no sábado, terá início o projeto de teleoftalmologia, em parceria com o Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (Ipepo), que deixará disponível no HMB o aparelho para retinografia, um exame feito por técnicos de enfermagem e com avaliação à distância por médicos do Instituto. Para pacientes diabéticos, hipertensos, maiores de 60 anos, com doenças reumatológicas e dialíticos, o laudo da retinografia permitirá dizer se a visão está saudável ou se há alguma complicação para ser tratada, como, por exemplo, catarata ou retinopatia diabética.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), há mais de 1,2 milhões de pessoas que não enxergam no Brasil. As principais causas de cegueira na população adulta são doenças que geralmente têm prevenção e tratamento, como catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade.