Temp

Maior evento internacional de redução de riscos seleciona projeto de Barueri

- 06 de fevereiro de 2019

Há mais de um ano a equipe de Saúde Mental de Barueri, por meio do Consultório na Rua, atua junto aos jovens da cidade na Feira Noturna, com o intuito de inibir o uso de drogas e orientar esse público quanto aos serviços disponibilizados pelo município. A aproximação procura entender todo o contexto que leva os adolescentes a buscarem substâncias psicoativas – lícitas ou ilícitas -, oferecendo cuidado integral.

O projeto, intitulado “Abordagem em Cena de Uso de Substâncias Psicoativas por Adolescentes no Município de Barueri – SP/Brasil", será apresentado no maior evento internacional de redução de riscos: o 26º Harm Reduction International 2019 (HR19), que acontecerá em Portugal de 28 de abril a 1º de maio, na cidade do Porto. 

O projeto desenvolvido por Barueri concorreu com 1.250 resumos enviados por países do mundo inteiro, e será apresentado na modalidade pôster. Mais de mil profissionais da área estarão presentes, discutindo e debatendo os avanços mais recentes relacionados às práticas de uso de drogas, redução de riscos e direitos humanos. “Apresentaremos as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de Barueri - Coordenação de Ações Básicas de Saúde nesse evento internacional de extrema relevância científica”, comemora a diretora de Saúde Mental de Barueri, Ana Paula Briguet.

“Decidimos nos inscrever devido a relevância dessa Conferência, que é organizada bianualmente em diferentes países / cidades. Trata-se do principal centro para a partilha de conhecimento e discussão de boas práticas no âmbito da redução de riscos associados ao uso de drogas por meio de políticas e práticas fundamentadas e abordagens baseadas no respeito pelos Direitos Humanos”, justifica Ana Paula.

Indo onde os jovens estão
Na prática, a equipe do Consultório na Rua percorre a Feira e seus arredores, onde os jovens se aglomeram e, com uma abordagem pacífica e amigável, procuram orientar sobre os perigos do uso de drogas e todos os serviços disponíveis na cidade para quem busca ajuda. Conforme explicam os profissionais, não se trata apenas de falar sobre as drogas, mas de compreender o que está impelindo os jovens a elas.

Para as jovens A. M., de 20 anos, e N. L., de 21, a abordagem funciona, principalmente por não ser em um posto de saúde, e sim em um local aberto, onde os jovens estão. “Eu gostei da forma como elas vieram falar com a gente, acho que é uma forma de conscientizar todo mundo e elas deixaram a gente à vontade para dar sugestões, saber quais temas a gente quer que tragam”, diz A. M.

Para N. L., “isso também entra no fato de promover saúde, principalmente para os jovens, que é mais complicado com relação a determinados assuntos, principalmente saúde”. 

A Feira Noturna de Barueri ocorre às terças-feiras, das 17h às 23h. A atuação do Consultório na Rua realiza as abordagens a cada 15 dias, mas em breve terão uma base fixa no local, passando a desenvolver a ação toda semana. A ideia também é estender a orientação não apenas aos jovens, mas a todas as pessoas interessadas.

Temp Temp Temp