Temp

No Dia Mundial do Câncer, HMB promove palestra sobre a doença

- 06 de fevereiro de 2019

Na segunda-feira (dia 4), o Hospital Municipal de Barueri (HMB) promoveu um encontro entre profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes para abordar um assunto que ainda é considerado tabu: o câncer. O objetivo da reunião, promovida pela equipe multidisciplinar de oncologia, foi ampliar o conhecimento acerca da doença na tentativa de diminuir o estereótipo de “sentença de morte”.  

O Dia Mundial do Câncer, criado em 2005, serve como alerta para a situação atual da doença na sociedade, além de voltar a atenção da população para o tema. A conversa no HMB possibilitou aos participantes acesso a informações seguras e corretas, como dados estatísticos, estimativas, sintomas característicos, tratamentos possíveis e principalmente a relevância do diagnóstico precoce.

“Eu não posso esperar a caixa d’água estourar para depois descobrir o que tinha de errado. Preciso saber o que está acontecendo na torneira, que alimenta essa caixa. E com a saúde também deve ser assim, preciso estar atento ao meu corpo, porque quanto mais cedo o tumor for descoberto, maiores são as condições de tratá-lo”, explica Ricardo Fonseca, oncologista do hospital.  

Além do cuidado físico, também é fundamental prestar atenção no lado emocional diante de um diagnóstico de câncer, tanto que no HMB o acolhimento psicológico ingressa no tratamento desde a primeira consulta com o oncologista.

“Precisamos acabar com a ideia de que não é necessário procurar ajuda de um psicólogo. A saúde mental pode ser prejudicada de várias formas, por exemplo, preocupar-se muito com o futuro, assumir responsabilidades alheias, omitir emoções e cobrar-se excessivamente. Justamente em função dessas atitudes tão corriqueiras que é fundamental buscar um especialista”, esclarece Caroline Oliveira, psicóloga do setor de oncologia, que destaca a importância de pacientes e familiares desenvolverem atividades físicas que exercitem tanto o corpo quanto a mente.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e adotar um modo de vida saudável são medidas que reduzem o risco de ter a doença. Com base em atitudes práticas e fáceis, o INCA disponibiliza uma lista com 11 dicas para prevenção: não fumar; ter uma alimentação saudável; manter o peso corporal adequado; praticar atividades físicas; amamentar; fazer exames preventivos; tomar vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano); tomar vacina contra hepatite B; evitar ingestão de bebidas alcoólicas; evitar consumir carnes processadas e evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h.