Amanhã (7) será dia de mutirão contra a dengue no Jardim Silveira
- 06 de fevereiro de 2026
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
- Neste sábado, 7 de fevereiro, o Jardim Silveira recebe um mutirão de combate à dengue, das 9h às 12h e das 13h às 16h.
- Agentes do DTCZ visitarão residências para orientar moradores e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.
- A ação reforça a importância da prevenção e da participação da população no enfrentamento da doença.
Neste sábado, dia 7 de fevereiro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, será realizado um mutirão de combate à dengue no Jardim Silveira. Confira abaixo as ruas onde os agentes de endemias irão circular para orientar os munícipes:
- Alcides Caldeira;
- Marcos Geraldo Vaz;
- José Ilhéus;
- Maria Siqueira;
- Alberto Sagges.
Os profissionais do Departamento Técnico em Controle de Zoonoses (DTCZ), vinculado à Secretaria de Saúde de Barueri, visitarão as residências para analisar ambientes como quintais e corredores abertos, além de verificar objetos que possam acumular água da chuva, como pratos de vasos de plantas, pneus, potes, vasilhas e caixas-d’água em locais acessíveis. Durante as visitas, os moradores receberão orientações sobre as condições do imóvel, a necessidade de cuidados e as medidas de prevenção, além de informações sobre a doença.
Saiba mais
Sobre a dengue
A dengue é uma doença causada pelo vírus DENV, transmitido pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, que pica uma pessoa infectada e, posteriormente, uma pessoa saudável, transmitindo o vírus.
A enfermidade possui quatro sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
Os sintomas mais comuns são febre alta, dor de cabeça, dores musculares e/ou articulares, dor atrás dos olhos, enjoo, cansaço e manchas vermelhas pelo corpo.
A doença pode evoluir para formas mais graves, cujos sinais incluem dor abdominal intensa, vômitos frequentes, tontura ou sensação de desmaio, dificuldade para respirar, sangramentos pelo nariz, gengivas ou fezes, além de cansaço extremo e/ou irritabilidade, podendo levar à morte.
Ao apresentar os primeiros sintomas, seja na forma leve ou grave, é fundamental procurar um médico para avaliação clínica, realização de exames e tratamento adequado.
Como a população pode ajudar a combater a doença?
Além das ações da municipalidade, a participação da população é essencial no combate à dengue. Atitudes simples fazem toda a diferença, como limpar calhas, manter as caixas-d’água bem fechadas, cobrir pneus, colocar garrafas com a boca para baixo, limpar os pratinhos de vasos de plantas ou preenchê-los com areia, além de manter o quintal limpo e livre de recipientes que possam acumular água.
Fique atento ao próximo mutirão
A próxima ação será realizada no dia 28 de fevereiro (sábado), em dois períodos.
Parque Imperial
Das 9h às 12h
Ruas atendidas:
- Adoniram Barbosa;
- Ana Neri;
- Américo Vespúcio;
- Anita Garibaldi;
- Cícero Moura Tavares;
- Bartolomeu de Gusmão;
- Ataulfo Alves.
Jardim São Silvestre
Das 13h às 16h
Vias atendidas:
- Cafelândia;
- Tietê;
- Jaboticabeiras;
- José Bonifácio;
- Bororós;
- São Francisco.
Em caso de dúvidas, procure o DTCZ, localizado na Rua Anhanguera, nº 200, Centro, ou entre em contato pelos telefones (11) 4198-5679 / 4198-0424, ou pelo e-mail saude.vszoonoses@barueri.sp.gov.br. Para atendimento médico, procure a rede municipal de saúde.
Da redação
Crédito das fotos: Ana Carolina Guice/Secom Barueri
