Barueri é destaque no 16º Fórum Brasileiro de Segurança Pública

- 06 de setembro de 2022

Barueri foi destaque com a apresentação na segunda-feira, dia 5, de dois trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS) na 16ª edição do Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Os trabalhos apresentados foram o Programa Vizinhança em Guarda, realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM), e a Diretoria Pró-Vida, de apoio aos servidores das Secretarias de Segurança e da de Mobilidade Urbana (Semurb). Barueri foi o único município da Grande São Paulo que teve trabalhos selecionados pelo Fórum.

O FBSP é uma organização que se dedica a construir um ambiente de referência e cooperação técnica na área da segurança pública. É integrada por pesquisadores, cientistas sociais, gestores públicos, policiais federais, civis e militares, operadores da justiça e profissionais de entidades da sociedade civil que juntos contribuem para dar transparência às informações sobre violência e políticas de segurança.

O evento deste ano acontece entre os dias 5 e 9 de setembro, sendo os dias 8 e 9 de forma presencial, na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

Programas de referência
O Programa Vizinhança em Guarda, criado em maio deste ano, conta com cinco grupos em um total de 200 cidadãos que participam ativamente levando à GCM informações sobre a segurança do bairro onde o programa está inserido.

Já a Diretoria Pró-Vida foi instituída na reconfiguração da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social, também neste ano, com o objetivo de promover saúde, bem-estar e qualidade de vida, provendo um olhar biopsicossocial dos servidores da SSUDS, além dos integrantes da Semurb.

Durante a apresentação dos trabalhos, os mediadores e demais instituições de segurança pública presentes no Fórum puderam conhecer as estratégias dessas ações, bem como estabelecer contatos entre Barueri e outros municípios de São Paulo e de outros estados.

Outro importante reflexo dessa participação foi o convite pelos representantes do Fórum para que Barueri se inscreva na edição de 2023, a fim de compartilhar os resultados de médio prazo a serem obtidos pelos programas. Estes, de acordo com os participantes, demonstram grande capacidade de aplicabilidade e replicação, com ganhos diretos e indiretos aos cidadãos, ainda que com base em análises iniciais.