Temp

Setembro Amarelo começa com música, sarau e palestra sobre exaltação da vida na UBS do Reginalice

- 06 de setembro de 2022

Com foco na valorização da vida e enfatizando que mesmo os momentos ruins, por pior que sejam, são passageiros, foram iniciadas nesta terça-feira (dia 6) as atividades do Setembro Amarelo, instituído no calendário oficial do país para conscientizar e esclarecer sobre a prevenção do suicídio – uma das maiores causas de morte no Brasil.

“Procuramos ajudar as pessoas a buscar caminhos para superar os problemas, refletir e resolver seus conflitos internos emocionais. Deus deu a vida para todos sermos felizes”, disse o médico aposentado da rede municipal de saúde de Barueri, Yoshihisa Iwahashi, o dr. Yoshi, de 66 anos, que fez uma palestra na Unidade Básica de Saúde (UBS) João de Siqueira, no Jardim Reginalice, na segunda-feira (dia 5).

O evento contou ainda com apresentação musical de Erli Lopes, saxofonista e pai da enfermeira e técnica responsável pela UBS, Viviane Alves do Espírito Santo. Viviane, aliás, acompanhou o pai na apresentação cantando músicas da MPB. “Foi um evento muito bonito, leve e focado no sentir a vida”, disse Viviane.

Artesanato e sarau
Além da palestra e da apresentação musical, teve exposição de trabalhos feitos por artesãos locais e a presença dos profissionais do Consultório na Rua, bem como um sarau de leitura com a escritora Mônica Ramos de Sena e seu marido, Juraci Silva. Na ocasião, eles leram poesias e trechos do livro de Mônica, “Recriançar” (editora Soul). “Foi maravilhoso, espero que aconteçam outras iniciativas assim para que possamos levar alegria e arte para as pessoas”, completou a escritora.

“Trata-se de um tema muito delicado, o suicídio. Acreditamos que a arte tem uma importância muito grande para exaltar e valorizar a vida; por isso direcionamos as atividades neste sentido”, completou Viviane.

Tempos conturbados
Cerca de 40 pessoas, entre funcionários e usuários da UBS, participaram deste início do Setembro Amarelo. A técnica em enfermagem Ana Maria Cavalcanti, há 12 anos na UBS, afirmou ter gostado muito dos eventos. “´Foi muito interessante. Estamos vivendo tempos muito conturbados e todos precisamos dessas orientações, afinal, estamos no mesmo barco”, disse.

Mas além da ação na UBS João de Siqueira, o calendário de eventos do Setembro Amarelo deste ano em Barueri é bastante extenso. Até o final do mês vão acontecer rodas de conversa, exibição de filmes, palestras e até passeios em parques e piqueniques. Clique AQUI para saber tudo o que está programado a respeito do Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp