
Campanha de Multivacinação começa hoje, dia 6
- 06 de outubro de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
- A Prefeitura de Barueri inicia, em 6 de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes de até 14 anos, com todas as vacinas do calendário nacional disponíveis nas UBSs.
- A vacinação é essencial para prevenir doenças graves, proteger a população e evitar a transmissão.
- O Dia D será em 18 de outubro, com atendimento especial nas UBSs das 8h às 17h para facilitar o acesso.
Nesta segunda-feira, dia 6 de outubro, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a Campanha Nacional de Multivacinação para Crianças e Adolescentes em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O objetivo é incentivar a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Vale sempre reforçar que as vacinas são a forma mais eficaz de combater doenças que podem ser fatais. Isso porque elas estimulam o sistema imunológico a reconhecer e combater os agentes causadores dessas doenças antes mesmo que a pessoa seja infectada.
A vacinação previne o surgimento da doença ou reduz sua gravidade, evitando complicações e a transmissão para outras pessoas. Além disso, a imunização em massa ajuda a controlar e até eliminar doenças na população, protegendo não só quem se vacina, mas também aqueles que não podem receber a vacina, como bebês muito pequenos ou pessoas com a imunidade comprometida.
Público-alvo
A campanha é destinada a crianças e adolescentes menores de 15 anos. É fundamental que os responsáveis apresentem a caderneta de vacinação, que será avaliada pelo profissional de saúde para verificar se há necessidade de atualização do esquema vacinal.
De acordo com o Ministério da Saúde, é seguro e recomendado que as crianças recebam mais de uma vacina no mesmo dia, pois essa prática economiza tempo, evita múltiplas idas à UBS, aumenta a chance de completar o calendário vacinal e não sobrecarrega o sistema imunológico.
Imunizantes de rotina
Todas as vacinas do calendário nacional estarão disponíveis. Barueri se destaca por manter uma ampla cobertura vacinal. Exemplo disso está nos casos de crianças menores de dois anos, como a Hepatite B, a DTP (difteria, tétano e coqueluche) e a Poliomielite injetável (VIP), que já alcançaram mais de 86% de cobertura, além da Pneumocócica 10-valente e do Rotavírus, ambas com mais de 90% de cobertura no segundo quadrimestre de 2025.
Dia D
O Dia D da Multivacinação será realizado em 18 de outubro (sábado), das 8h às 17h, quando todas as UBSs do município estarão abertas para a mobilização nacional. Essa é uma oportunidade especial para garantir a vacinação de quem não consegue comparecer durante a semana em horário comercial.


