Alunos da rede municipal são coautores de livro sobre patrimônios de Barueri

- 06 de dezembro de 2022

Cerca de 300 alunos da rede municipal de ensino de Barueri participaram da publicação do livro “Barueri: a Cidade da Gente”.

A emocionante cerimônia aconteceu na manhã de quinta-feira (dia 1º de dezembro), no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Professores (CAP). O evento contou com declamação de poemas feitos pelos próprios alunos, dança, jogo de capoeira e canto.

O livro foi elaborado a partir de pesquisas e produções de textos feitas pelos alunos, com orientação dos professores e equipe do projeto, que conta como autores os escritores Paulo Netho, Selma Maria e José Santos. As escolas participantes foram as Emefs Elisabet Titto, Estevan Placêncio, Júlio Gomes Camisão, Raposo Tavares e Sidney Santucci.

O secretário de Educação, Celso Furlan, parabenizou todos os estudantes participantes da elaboração do livro. “Espero que este seja o primeiro de muitos outros livros lançados por vocês. Todos nós da Educação estamos muito orgulhosos de vocês”, disse.

O poeta e declamador Paulo Netho também fez questão de enaltecer a iniciativa. “Foi uma alegria sem tamanho trabalhar neste projeto com os alunos e professores. Pude conhecer Barueri com um olhar especial, a partir das palavras das crianças. Fiquei tão bem impressionado com as maravilhas contadas pelas crianças, que retornei outras vezes para conhecer cada local citado. Barueri é uma cidade que respeita o seu povo e a sua gente”, disse.

O vice-prefeito e secretário de Obras Beto Piteri, que também é professor, esteve prestigiando o evento e elogiou muito a iniciativa. “Barueri não tem poupado investimentos, principalmente na Educação, e o resultado é ver os estudantes baruerienses entre os melhores do país. Quero aqui parabenizar a todos e dizer que este livro é um marco importante, certamente será repercutido e lido por muitas gerações”, declarou Piteri.

A responsável pelo departamento de projetos, Maurylaine Almeida, a Mel, fez questão de falar sobre o empenho de todos para a realização do livro. “As crianças foram a fundo nas pesquisas, se encantaram e, agora, vão nos encantar com suas descobertas riquíssimas sobre nossa cidade. De tempos remotos aos dias atuais, podemos ver toda a beleza da nossa história estampada em cada página deste livro e sentir a emoção dos alunos em cada trecho de seus poemas”, relatou.

Ao narrar as histórias dos patrimônios locais com o ponto de vista das crianças, os livros da coleção têm como objetivo apoiar a perpetuação e a disseminação da história das cidades abordadas, valorizando lugares e atividades importantes da memória coletiva do município, além de ampliar as noções das crianças sobre sua identidade e sobre o pertencimento à cidade e à região onde vivem. O projeto é também um importante apoio ao aprendizado, trazendo uma oportunidade de que ele aconteça a partir de temas locais e de interesse próximo para as crianças, como preconiza a Base Nacional Curricular Comum, do Ministério da Educação.

Sobre a iniciativa
Idealizado pela Editora Olhares, com autoria dos escritores José Santos e Selma Maria junto com os estudantes, o projeto “A Cidade da Gente” teve início em 2015. Balsas (MA), Campo Verde (MT), Não-Me-Toque (RS), Cruzeiro do Sul (AC), Cordisburgo, Nova Lima, Paracatu, Araxá, Conceição do Mato Dentro e Congonhas (MG), São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Suzano, Mogi das Cruzes, Tapiraí e Juquiá (SP), Pinheiral (RJ) e Campo Largo (PR) já tiveram livros da coleção publicados.

O livro é patrocinado pelo Instituto Olhares com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura do Governo Federal, e conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação da cidade.

Para garantir que o livro se perpetue nas escolas da rede pública de cada cidade, são distribuídos gratuitamente entre elas 2.600 exemplares de sua tiragem e oferecida uma formação de professores para reunir ideias de aplicação em diferentes disciplinas, estimulando o uso pelas turmas ano a ano, em temas diversos, por muitas gerações.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp