Barueri recebe destaque em Economia, Saúde e Mobilidade no Connected Smart Cities

- 06 de dezembro de 2022

Barueri ganhou destaque em três eixos temáticos que figuram na 8ª edição do Ranking Connected Smart Cities 2022. Os investimentos que a Prefeitura tem realizado em setores da Economia na cidade contribuíram para que ocupasse o 2º lugar neste eixo, assim como na Saúde, que ficou em 3º lugar, e na Mobilidade Urbana, ocupando a 8ª posição.

Na classificação geral, Barueri se posiciona na 11ª colocação. O Connected Smart Cities analisou 800 cidades com “maior potencialidade de desenvolvimento do Brasil, através de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade”, de acordo com o relatório divulgado. O Ranking coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo estimativa populacional do IBGE em 2021).

Quando se fala em recortes por Eixos Temáticos, o relatório do Connected Smart Cities frisa que eles são válidos e relevantes para compreender os destaques das cidades no âmbito de cidades inteligentes. Não necessariamente se trata das “melhores cidades” nos seus respectivos eixos, afirma o relatório.

Os eixos temáticos são: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo e Governança. Esses 11 eixos são compostos por mais de 300 indicadores de “desenvolvimento econômico sustentável utilizados em padrões internacionais que ajudam a minimizar riscos e sinalizam oportunidades de negócios”.

Eixo Economia
Barueri, dentre as cidades com população entre 100 e 500 mil habitantes, é a líder no eixo Economia, só perdendo para a cidade de São Paulo, com população maior de 500 mil habitantes. Os destaques de Barueri são:

• Crescimento de 8,44% no número de empregos.
  • Crescimento de 2,21% no número de empresas.
  • 1,49 empregos por habitante em idade economicamente ativa.

Eixo Saúde
O eixo Saúde do Ranking Connected Smart Cities é composto por nove indicadores, sendo que Barueri ocupou a terceira posição. Foram considerados indicadores como Cobertura Populacional de Atenção Primária à Saúde; Mortalidade Infantil; Agendamento Online de Consulta na Rede Pública; Despesas com Saúde; Relação Médico/Habitantes e Leitos/Habitantes.

Eixo Mobilidade
Os indicadores utilizados no recorte de Mobilidade do Ranking Connected Smart Cities, no qual Barueri está na oitava posição, são: Semáforos Inteligentes; Idade Média da Frota de Veículos; Outros Modais de Transporte de Massa; Mortes no Trânsito; Relação Ônibus/Automóveis e Automóveis / Habitantes.

Connected Smart Cities - Posições de Barueri

Eixo Economia