Temp

Seletivas para o Núcleo de Música já estão acontecendo

- 07 de fevereiro de 2020

Já começaram as seletivas para o Núcleo de Música de Barueri. A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri lançou recentemente o edital criado pela Portaria de n° 5/2017, abrindo inscrições para as pessoas interessadas em formações qualificadas em música. Um grande número de pessoas fez a inscrição para as seletivas cujos objetivos são o de selecionar e classificar os candidatos para o ingresso no ano letivo de 2020, por meio de avaliação prática no instrumento ou voz se for o caso.

O resultado final será divulgado no dia 27/02/2020 via site www.barueri.sp.gov.br e nas dependências da Secretaria de Cultura e Turismo e a lista final de classificados terá validade para fins de suplência até o dia 31/10/2020, podendo esse prazo ser prorrogado a critério do Núcleo de Música de Barueri.

O Núcleo de Música de Barueri pretende proporcionar ao aluno, por meio da música, o desenvolvimento do senso crítico e a consciência de que serão capazes de colaborar com a cena de arte e cultura onde estiverem inseridos e agir de maneira responsável na sociedade, bem como oferecer conhecimento prático e teórico aos participantes com o escopo de formar músicos.

Ao todo são 151 vagas oferecidas nas modalidades eruditas: Piano (46 vagas), Violino (50), Viola Sinfônica (25), Violoncelo (20) e Contrabaixo (10). Dentre essas, as cordas em especial despertaram a atenção do secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, que tem a intenção de, além de qualificar profissionalmente cada vez mais esses músicos, formar um grupo altamente profissional visando futuras apresentações.

Para ele existe a falta de um núcleo forte de cordas sinfônicas, tais como violinos, violas e contrabaixos acústicos, que no seu entender são a alma das orquestras. “As cordas são a base das orquestras, pois constituem mais da metade dos instrumentos da mesma.”

Esta família é formada por  violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpas. Comparando esses instrumentos com as vozes humanas, os violinos executam as vozes femininas: soprano e contralto. As violas e os violoncelos executam as vozes masculinas: tenor e baixo. O violoncelo, por exemplo, pode reproduzir a altura das quatro vozes, porém é um instrumento mais próprio para o registro grave. Já a viola tem extensão para três vozes: tenor, contralto e soprano. O contrabaixo é nas cordas o instrumento de dobra do baixo, executando essa voz uma oitava abaixo. Já a harpa, é um instrumento completo, que tem possibilidade de executar a melodia e a harmonia ao mesmo tempo, tal qual o piano. Os instrumentos de cada naipe compartilham de certas características comuns à família. No naipe das cordas os sons são obtidos pela vibração produzida quando se passa um arco transversalmente nas cordas retesadas ou quando se dedilham as cordas também retesadas.

Dessa maneira, Barueri está dando um grande salto de qualidade na área cultural, pois está trazendo professores com experiências internacionais e sobejamente conhecidos no Brasil, que comporão o Núcleo de Cordas. Esses renomados professores vão formar o Quarteto de Cordas Permanente de Barueri e irão se somar aos também já altamente qualificados profissionais que já atuam no núcleo. Tais iniciativas podem muito em breve colocar a cidade entre os destaques nacionais na área da música erudita.