Demutran reduz 33% dos acidentes de trânsito com ações preventivas

- 07 de maio de 2021

Barueri registrou queda de quase 33% do total de acidentes de trânsito com vítimas no primeiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano de 2020, sendo 74 ocorrências neste ano contra 113 do ano passado. Os dados constam no Infosiga-SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e Detran-SP.

Estudo apresentado pelo Núcleo de Estatística do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) de Barueri, órgão vinculado à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), mostra que os menores índices de acidentes no município foram registrados nos bairros Aldeia de Barueri, Jardim dos Camargos, Jardim Reginalice, Jardim Maria Helena, Jardim Tupan, Jardim Mutinga e Tamboré.

De acordo com a secretaria, o Demutran vem atuando de modo preventivo com disseminação de ações de orientação e fiscalização, buscando sempre a conscientização dos condutores e pedestres.

O Demutran realiza estudo de todos os acidentes em vias públicas, envolvendo as coordenadorias de Engenharia, Educação, Planejamento e Operações, com objetivo de estabelecer as razões que motivaram o acidente e criar medidas de correção, quer sejam por orientação dos condutores, melhoria na sinalização, fiscalização da utilização das vias ou ainda na readequação da geometria da via.

“Os resultados divulgados pelo Infosiga demonstram que o trabalho de Barueri atingiu o objetivo esperado, que o trânsito seguro depende de todos e as ações de conscientização devem ser constantes e objetivas”, declara a secretária da pasta, Regina Mesquita.

Respeito à Vida
Em Barueri, o programa potencializou as ações do Demutran, que foram incisivas, principalmente nos pontos de maior incidência de acidentes, produzindo resultados satisfatórios.

Dentro do programa Respeito à Vida, o Demutran tem desencadeado ações educativas envolvendo condutores de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres, promovendo campanhas de conscientização voltadas à prevenção de acidentes. Desenvolveu estudo de implantação de gradis nos viadutos e corredores próximos a centros varejistas com alta circulação de pessoas e veículos.

Por “respeito à vida”, o Demutran definiu também locais para implantação de fiscalização de velocidade e avanço de sinal vermelho, que mostrou-se eficaz tendo reduzido em 100% os registros de acidentes de trânsito. Promoveu a instalação de faixas de travessia de pedestres e proporcionou a criação de botoeiras sonoras em alguns conjuntos semafóricos, além da construção de rampas de acessibilidade em calçadas e logradouros, como forma de inclusão das pessoas com deficiência.

Temp Temp Temp Temp