Temp

No Dia Mundial do Meio Ambiente, HMB faz plantio de mudas de árvores floríferas 

- 07 de junho de 2019

Na?quarta-feira (dia 5), o Hospital Municipal de Barueri (HMB) plantou dez mudas de árvores ao lado do Centro de Hemodiálise. As mudas de quaresmeiras, manacás e ipês foram doadas pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (SEMA). 

Como forma de conscientização, o HMB também promoveu a palestra “O gerenciamento de resíduos e a sustentabilidade” e a oficina “Aproveitamento integral de alimentos”. A palestra, realizada pelo geógrafo Geovane Bassan, da SEMA, teve como objetivo alertar sobre a importância da separação do óleo de cozinha, o consumo consciente e o processo da reciclagem.  

“Barueri só recicla 3,5% do lixo, sendo que 40% é considerado reciclável. Em relação aos custos, a tonelada de lixo custa R$145,00 para a Prefeitura e, por dia, a cidade produz 300 toneladas”, ressaltou Bassan, que destacou o serviço de coleta seletiva, disponível duas vezes por semana nos bairros. Até a lembrancinha, produzida pela equipe de Humanização do Hospital, era sustentável. Os participantes receberam um vidrinho, recipiente que é descartado após utilização do medicamento, com sementes de girassol para plantar. 

Já a oficina foi ministrada pelas nutricionistas Sarah Franca e Daniela Costa, da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do HMB, para comprovar que o desperdício está presente tanto no preparo do alimento quanto no descarte pela falta de consumo. “É importante pensar que nem sempre o uso rotineiro é a melhor opção. Por exemplo, a abóbora cabotiá é consumida após ser descascada e sem as sementes. Mas é possível cozinhá-la com casca, que é rica em fibras. E as sementes podem ser assadas e servidas como petisco”, comentou Franca. Para explicar de forma prática, o evento foi finalizado com degustação de farofa e brigadeiro produzidos com casca de banana e suco de casca de abacaxi com talos de couve. 

Com intenção de demonstrar o consumo consciente, com menos compras e mais reaproveitamento, foi realizada a 1ª Feira de Trocas. Os colaboradores trouxeram produtos novos e usados, como livros, jogos, roupas e acessórios sem serventia, que estavam guardados em suas casas, e substituíram por outros objetos úteis. 

HMB verde por fora e por dentro 
Além de um dia com programação voltada especialmente para a sustentabilidade, o Hospital já realiza diversas atividades em prol do meio ambiente, como por exemplo a troca de óleo de cozinha usado por sabão ecológico, substituição das lâmpadas fluorescentes por LED, reaproveitamento da água de degelo do sistema de armazenamento de gases à granel e gerenciamento de resíduos.  

Merece destaque a área da nutrição, que realiza o dia sem carne, a fim de diminuir o impacto ambiental causado pelo consumo de proteína animal e que conquistou, em 2018, o selo Green Kitchen, após avaliação de três critérios principais: ambientação natural, alimentação saudável e sustentabilidade, além de promover rodas de conversa para pacientes e acompanhantes sobre cuidados com a saúde nutricional. 

Temp Temp Temp Temp Temp