Junho Vermelho começa com alerta para doação de sangue

- 07 de junho de 2023

Desde 2017, a Prefeitura de Barueri, por meio da Lei número 2.499 de 2017, dedica o mês de junho para reforçar as campanhas de doação de sangue no município. A chamada campanha Junho Vermelho começou e faz o alerta para os baixos estoques do banco de sangue da Fundação Pró- Sangue dos tipos O +, O -, A -, B+ e B-.

Não é novidade que doar sangue é crucial para garantir que vidas sejam salvas, mas ainda assim as campanhas de incentivo são necessárias, devido aos baixos índices de doações. No Brasil, menos de 2% da população doa sangue.

A doação é simples e você pode fazer o seu agendamento de forma on-line pelo site da Fundação. Em Barueri, o hemocentro fica dentro do Hospital Municipal Francisco Moran, situado na rua Ângela Mirella, 354 – Jardim Barueri. Mas o local só atende mediante agendamento.

Quem pode doar
Os candidatos à doação precisam atender pré-requisitos básicos para a coleta de sangue, como estar em boas condições de saúde, estar descansado e bem alimentado - nesse caso, recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

A pessoa também deverá ter um peso de no mínimo 50 quilos, idade entre 16 a 69 anos. Os menores de idade precisam de uma documentação específica e apresentar um formulário de autorização.

Etapas
As etapas de doação começam pelo cadastro do doador, depois é feito um teste de anemia, sinais vitais e peso são checados, em seguida o candidato é entrevistado de forma confidencial, excluindo ou não a situação de riscos para infecções sexualmente transmissíveis. Após a triagem, o sangue é coletado e, ao final, o candidato recebe um lanche e um suco.

Para obter mais informações, acesse o site da Pró-Sangue: www. prosangue.sp.gov.br.´

Temp Temp