Internet Social já atende mais de 1300 famílias

- 07 de julho de 2022

Hoje a internet faz parte do cotidiano da maioria das pessoas, por isso, ampliar o acesso à rede mundial de computadores se tornou uma missão tão importante para o poder público, principalmente em atendimento aqueles que não têm condições de pagar pela conexão.

A Prefeitura de Barueri honra o slogan “Cidade Inteligente e Sustentável” e por meio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) tem levado conexão gratuita e de qualidade para os moradores de baixa renda que vivem nos conjuntos habitacionais entregues pela Administração.

O projeto Internet Social nasceu em 2020, durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, com o intuito de levar conexão à internet via wi-fi para os alunos da rede municipal de ensino em situação de vulnerabilidade social. O recurso permitiu que essas crianças acompanhassem as aulas remotamente, uma vez que o mundo todo estava em isolamento social.

Mais de 1300 famílias atendidas
Quando começou, a Internet Social beneficiou 200 residências. Atualmente, já são 1.309 apartamentos atendidos. Mas a expansão continua e a meta do CIT é chegar a 2.700 pontos até o final deste ano ainda.

E não pense que vai parar por aí: o plano é continuar ampliando o acesso de quem mais precisa até o final de 2023. O objetivo é chegar a 5.400 pontos de acesso até lá.

“A Internet Social vai além da prestação do serviço público, o nosso trabalho está em levar a todo cidadão barueriense qualidade de vida e bem-estar social, promovendo igualdade de direitos, o que advém do bem público por meio de serviços que beneficiem a todos”, afirma Jonatas Randal, administrador do CIT.

A Internet Social está disponível para todos os moradores de conjuntos habitacionais da Prefeitura. O morador pode manifestar interesse AQUI, preenchendo o Termo de Adesão à Internet Gratuita.

Lilian Aparecida da Silva, auxiliar de enfermagem aposentada, foi beneficiada pelo serviço e diz que seu cotidiano melhorou bastante após o acesso gratuito à internet. Segundo ela, hoje tem a oportunidade de assistir seus cultos evangélicos em casa com boa conexão.

Ampla rede de Wi-fi
O serviço que leva internet gratuita às pessoas de baixa renda é possível graças aos grandes investimentos que a Prefeitura de Barueri vem realizando na rede de fibra óptica, que já ultrapassa os 600 quilômetros. Isso possibilitou, primeiramente, a criação e expansão da rede Wi-fi gratuita, desde 2018, em pontos que compreendem toda a cidade.

Atualmente Barueri conta com 200 pontos de Wi-fi gratuito. Eles estão em praças, hospitais, prédios públicos, terminais rodoviários, parques etc. Para acessar, basta procurar pela rede “Cidade Inteligente” e conectar-se automaticamente

Temp Temp