Barueri conta agora com moderno Centro de Hemodinâmica

- 07 de outubro de 2022

Um marco para o sistema de saúde municipal de Barueri. É desta maneira que pode ser vista a entrega nesta quinta-feira (dia 6) do novo Centro de Hemodinâmica do Hospital Municipal de Barueri (HMB) Dr. Francisco Moran. Agora os pacientes daqui não têm mais que ser deslocados para hospitais de outros municípios para exames cardíacos ou vasculares. E, dependendo da gravidade do caso, o cuidado em um hospital próximo pode ser decisivo para a vida do paciente.

O novo Centro conta com quatro leitos e um dos mais modernos angiógrafos disponíveis no mercado. Fabricado pela alemã Siemens, o equipamento é de última geração, com alta capacidade de resolutividade em diagnóstico e intervenção. Ou seja, a qualidade das imagens permite ao médico descobrir a causa do problema e intervir com mais segurança. A visualização do chamado Stent, por exemplo, fica bem mais nítida com o aparelho.

Chamado Artis One, o equipamento faz procedimentos ligados às doenças do coração, como infarto agudo do miocárdio, e de doenças arteriais periféricas (DAP), que são distúrbios que atingem a circulação das pernas e dos pés. Neste primeiro momento, serão 60 procedimentos: 50 vasculares e 10 arteriais periféricos.

Entrega oficial
O secretário de Saúde, Dionísio Alvarez Mateos Filho, que cortou a faixa do novo Centro de Hemodinâmica ao lado de várias autoridades, explicou que o equipamento tem capacidade para fazer bem mais que 60 procedimentos, quantidade que pode ser revista mais adiante. Até a chegada do novo Centro, Barueri recebia, em média, 30 solicitações de encaminhamentos para procedimentos cardíacos ou vasculares para hospitais de outras cidades.

“A Prefeitura não deixa de fazer nada para a Saúde atender o mais prontamente possível o morador quando ele precisa recorrer à rede municipal”, disse Dionisio. O secretário de Saúde lembrou que o angiógrafo ocupa menos espaço físico nas dependências do Hospital, mas apesar de mais compacto, tem capacidade para atender uma pessoa de até 420 kg.

“Por fim, uma outra vantagem, que não é pouca coisa, está no aspecto de que, por suas dimensões e design, este angiógrafo permite ao médico uma proximidade muito maior com o paciente, o que acaba por humanizar o atendimento”, completou o secretário de Saúde.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp