Encontro de Turismo consolida ideia de integração entre as cidades da região Oeste

- 07 de outubro de 2022

Soluções integradas para problemas comuns em cidades dentro de uma mesma região. Foi a partir dessa premissa que aconteceu o 1° Encontro Regional dos Conselhos de Turismo da Região Oeste do Estado de São Paulo, que ocorreu em Cotia, do qual Barueri teve participação destacada.

Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Barueri (Comtur), Felipe de Pintor, o desenvolvimento regional do Turismo ganhou mais protagonismo com esse evento. “Foi muito motivador, compartilhamos nossos desafios e histórias ao longo de nossa trajetória. O importante é que agora o desenvolvimento regional é uma realidade e toda região está se esforçando para isso”, afirmou.

Com a participação de mais de 500 pessoas, foi o maior encontro dos Conselhos de Turismo do Estado de São Paulo. Integrou mais de 30 municípios e contou com a presença do secretário de Turismo e Viagens do governo do Estado, Vinicius Lummertz. Segundo ele, o turismo no estado cresceu muito nos últimos meses, logo após o arrefecimento da pandemia. O secretário também destacou o potencial ainda a ser explorado no estado a partir, inclusive, de rotas cênicas e distritos turísticos.

Ainda de acordo com De Pintor, no que se refere às questões e problemas do turismo nas cidades da região Oeste, o que ficava apenas no papel está sendo implementado e integrado, uma vez que é preciso a participação de todos: poder público, sociedade civil organizada e iniciativa privada. “Nosso desafio nesta região ainda é mobilizar todos os atores do trade turístico, mas a largada foi dada e já temos grandes parcerias da iniciativa privada e da sociedade civil”, destacou.

O 1° Encontro Regional dos Conselhos de Turismo da Região foi organizado pelo GT (Grupo de Trabalho) de Turismo do Cioeste e pela Região Turística (RT) Negócios & Cultura, do Estado de São Paulo.

Temp Temp