Temp

Organizações da sociedade civil apresentam boas práticas

- 07 de dezembro de 2018

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) promoveu, por meio da Coordenadoria Técnica de Gestão do Suas, um encontro especial entre as organizações da sociedade civil. No dia 5, eles reuniram-se na sede da SADS para apresentar os projetos mais badalados de 2018 e partilhar suas boas experiências.

Após um ano de trabalho, acompanhando as organizações, fornecendo capacitações, reuniões de orientação e suporte técnico, a SADS realizou o encontro para que todos apresentassem os projetos exitosos. Para isso, a Secretaria elencou seis categorias. Ao final do encontro, o coordenador da Gestão do Suas, Horácio Santalucia Filho, entregou os certificados de boas práticas.

Categorias
As categorias para inscrição eram: Trabalho em Rede/ Parceria; Casos de Sucesso no Acompanhamento dos Usuários; Metodologia Inovadora; Construção de Indicadores; Desenvolvimento Sustentável; e Captação de Recursos.

O Cepac apresentou projetos para as seis categorias. O Projov e a Cáritas mostraram casos de sucesso no acompanhamento de usuários e o Camp mostrou um projeto na categoria Metodologia Inovadora.

Capacitação
No dia 30 de novembro, na sede da SADS, foi realizada a última capacitação de 2018 para as organizações da sociedade civil. Ministrada por Rafael Minotti, da Consultoria Ágere, a palestra sobre legislação do Cebas (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social) abordou temas ligados ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, como prestação de contas, controle de atividades e documentos. Participaram 35 representantes de organizações.

Avaliação
Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Adriana Bueno Molina, o ano foi de muito trabalho e alcançou resultados positivos. “Os serviços prestados pelas Ongs do município, por meio de termos de parceria / fomento, são importantes para a Secretaria e para a população atendida. Em 2018, procuramos promover várias ações de capacitação e implementação das atividades de fiscalização e orientação, efetuadas pela Coordenadoria de Gestão do SUAS. Tudo isso, visando o aprimoramento das ações e a maior eficácia dos resultados.”

Temp Temp Temp Temp Temp Temp