Barueri forma novas turmas do programa Famílias Fortes e recebe prêmio em Brasília

- 07 de dezembro de 2022

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Família (Sefam), realizou na quinta-feira, dia 1º de dezembro, no auditório Yojiro Takaoka do Parque da Maturidade, no Jardim Santa Luzia, a cerimônia de formatura das turmas do programa “Famílias Fortes”, desenvolvido através de acordo de cooperação técnica de apoio à família assinado com o Governo Federal.

Dias após a cerimônia, em 8 de dezembro, a cidade de Barueri, por meio da Sefam, recebe em Brasília (DF) o Selo Município Amigo da Família. O prêmio foi concedido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos com o programa Família Fortes, como forma de fortalecimento dos vínculos familiares na cidade.

Certificados
Na solenidade realizada no Parque da Maturidade no começo deste mês, a Sefam entregou certificados a 48 famílias participantes dos sete encontros das últimas turmas do programa Famílias Fortes. Em 31 de março deste ano, no mesmo local, a Secretaria já havia diplomado as primeiras 55 famílias.

Desde que foi implantado em Barueri, o programa Famílias Fortes já atendeu 453 famílias e alcançou diretamente 1.359 pessoas.

Com apresentação do secretário-adjunto da Sefam, Ricardo Caiaffa, a cerimônia teve exibição de vídeos com os melhores momentos dos encontros, depoimentos, discursos de autoridades, apresentações musicais da Banda da Guarda Municipal e de alunos do programa Famílias Fortes; apresentações circenses de alunos do CCPL (Centro de Capacitação Profissional e Lazer), do Jardim Paraíso, e do Grupo Picadeiro Cultural de Barueri, da Secretaria de Cultura e Turismo.

Também estiveram presentes ao evento as famílias participantes do programa, o secretário da Sefam, Silvio Macedo, e servidores da Secretaria; o vice-prefeito e o secretário de Obras, Beto Piteri, representado o prefeito Rubens Furlan, que enviou mensagem em vídeo parabenizando os formandos.

O secretário da Sefam agradeceu o apoio da Prefeitura e de colaboradores às políticas públicas em prol das famílias. Ele participou do último ciclo, ao lado da filha de 13 anos e da esposa. Garantiu que o programa Famílias Fortes é extraordinário, pois trabalha na prevenção de problemas. “A dinâmica nos ajuda a organizar, localizar e perceber, sobretudo, aquelas áreas da nossa vida que de repente a gente não deu a devida atenção. É uma experiência que contribui muito em nossa convivência diária”, ressaltou Silvio Macedo, reforçando que o desafio da pasta é estender o programa a todos os bairros de Barueri. O objetivo, segundo ele, é atender todas as famílias de forma gradativa.

Beto Piteri destacou que o programa Família Fortes é um exemplo de que o governo faz questão de estar atento a tudo que diz respeito ao bem-estar da população em todos os sentidos. “A família é a base de todos nós. É a coisa mais importante em nossas vidas. É a instituição mais importante depois de Deus”.

Experiência maravilhosa!
O programa foi elogiado por formandos, como Rosemeire Rodrigues dos Santos Ivo Braz. Viúva e conhecida como Rose, a moradora da região central participou do Famílias Fortes com os filhos Raíssa e Rafael. “Achei excelente, maravilhoso! Indico para todas as famílias que estejam bem, com vínculo familiar, e, principalmente, para aquelas que estejam passando por momentos difíceis. Eu estava tendo problemas de diálogo com meus filhos. Resolvi participar deste programa, consegui me encontrar e acompanhá-los no dia a dia. Está sendo muito bom”, relatou.

Origem do programa
Criado nos Estados Unidos, o programa Famílias Fortes visa melhorar os vínculos familiares por meio de sete encontros semanais entre pais e filhos com conteúdo voltado para reduzir ou eliminar condutas de risco como evasão escolar, gravidez precoce, drogadição, comportamento alimentar de risco e autolesão.

Temp Temp Temp Temp