Profesp Elite Aprendiz forma 57 jovens

- 07 de dezembro de 2022

Conquistar uma vaga no mercado de trabalho: esse desejo está mais próximo de 57 adolescentes que se formaram no Profesp Elite Aprendiz. Numa cerimônia realizada na segunda-feira (dia 5), na Vila Militar, autoridades civis e militares entregaram o diploma aos adolescentes.

O Profesp Elite Aprendiz foi criado pela Lei 2.741/2020 e prevê que a criança que entrou com oito anos no Profesp Esportes conclua e, aos 14, continue no Profesp Elite. A partir daí passa por uma capacitação e é encaminhado para estágio, sendo ambas as etapas remuneradas. Ao ganhar experiência, está em condições de disputar uma vaga  como aprendiz e depois competir de forma igualitária com outros candidatos para uma oportunidade no mercado de trabalho.

Balanço
Desde o início, passaram pelo programa 142 adolescentes. Só este ano, são 49 jovens ativos, 27 na capacitação, 22 no estágio.  20 adolescentes já possuem vínculo empregatício.

Aos formandos
Carine Paula Nochelli de Souza, coordenadora do Núcleo SBB de atendimento social, falou sobre a parceria da Sociedade Bíblica, que atende e ajuda os adolescentes.

Patrícia Aparecida dos Santos Correa, coordenadora do Profesp Elite Aprendiz, contou de sua satisfação em fazer parte do programa. Domingos Franchini, que já coordenou o Profesp, destacou sua alegria por “ver as pessoas se desenvolverem, principalmente as crianças”. O psicólogo, atual coordenador do Cras Silveira, já foi do Exército e, quando foi chamado para iniciar o Programa, ficou radiante: “hoje tudo cresceu e deu bons frutos. É uma honra ter passado pela vida de vocês”.

Coronel Aderson, comandante do 20° GACL, disse que viu nascer o Profesp e que essa ideia vem ao encontro do lema do Exército (Braço Forte, Mão Amiga). O comandante destacou que a parceria com a Prefeitura de Barueri é muito feliz.

Adriana Bueno Molina, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), descreveu aos formandos como o Profesp foi trazido para Barueri, sua evolução até o Elite Aprendiz e a nova fase iniciada agora. A secretária destacou que foi preciso uma Lei para implantar o Profesp Elite e que a Administração sempre se empenhou em programas que proporcionassem mudanças na vida das pessoas. Adriana revelou também que agora há no prédio sede da Sads uma sala específica para o Profesp. Aos formados, deixou um incentivo: “sucesso, isto é apenas um degrau, outros desafios virão e serão superados. Parabéns”.

Agradecendo
Jiddu do Valle, instrutor e supervisor do curso da 7E Equilibrium, falou aos alunos sobre a importância de uma boa formação. Os formandos Andrey Santos Sanches, Diana Silva Aguilar e Ludmila Soares Sena relatam os avanços que alcançaram. A formatura foi sucedida de um almoço na Vila Militar. Em Barueri, a gestão do Profesp Elite Aprendiz é feita pela Sads em parceria com o 20° Grupo de Artilharia de Campanha Leve (GACL).

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp