RETROSPECTIVA: Cidade teve o ano mais seguro desde 2011

- 08 de janeiro de 2018

Dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) mostram que em 2017 a criminalidade caiu mês a mês em Barueri. No acumulado de ocorrências até novembro (as estatísticas de dezembro ainda não foram publicadas), os crimes diminuíram 26,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. São os melhores indicadores da cidade em segurança desde 2011.

Para chegar nesse patamar, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana teve muito trabalho. A Guarda Civil Municipal, por exemplo, realizou diversas operações no município, muitas em conjunto com as polícias Civil e Militar. O efetivo de guardas nas ruas foi aumentado. Viaturas táticas foram blindadas, foi formada a Romu (Ronda Ostensiva Municipal), unidade especializada no combate ao crime e o GTM (Grupo Tático de Motos) dobrou o número de motocicletas.

O videomonitoramento foi ampliado e integrado ao Detecta. A vigilância eletrônica ganhou apoio aéreo de drones. Palestras antidrogas atingiram mais de 5 mil pessoas. O Corpo Musical foi regulamentado por lei, assim como o Canil, que já foi aprovado e será implantado neste ano. Alphaville ganhou postos estratégicos na alameda Rio Negro e na alameda Araguaia (Demutran).

O Demutran, em apoio ao usuário, teve o guincho acionado em média sete vezes por dia. Duas mil vistorias técnicas realizadas para melhorar a segurança das vias. Quase mil veículos removidos por estado de abandono. Dezenas de campanhas e ações de conscientização. E para este ano, o trânsito ganha o reforço de mais 25 agentes, que já estão em treinamento para seguir o lema: “Sou Agente, pode contar com a gente”.

Já a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil levou a sério o slogan “Defesa Civil Somos Todos Nós” e formou mais de 150 Agentes Mirins Multiplicadores nas escolas de Barueri. O órgão ofereceu treinamento gratuito para motociclistas e uniu todos os setores do poder público local para delinear as estratégias da Operação Verão. O Resgate Municipal agora conta com três motos para prestar o primeiro atendimento em locais com trânsito intenso.

Estruturada, a Guarda Ambiental apoiou a Secretaria de Meio Ambiente e resgatou 275 animais silvestres, além de atender 141 ocorrências de crime ambiental.

“Para este ano, estamos implantando o monitoramento das viaturas em tempo real por GPS, isso vai diminuir o tempo de atendimento aos chamados”, informa Regina Mesquita, secretária de Segurança e Mobilidade Urbana.

Temp Temp