RETROSPECTIVA: Limpa Tudo e Papa-Entulho

- 08 de janeiro de 2018

No ano de 2017, a Secretaria de Serviços Municipais (SSM) somou 123.849 trabalhos realizados. Deste total, a CSU (Coordenadoria de Serviços Urbanos) foi responsável por 3.537 serviços de alvenaria, elétrica, hidráulica, serralheria, telhado, pintura, marcenaria e retirada de bens inservíveis, dentre outros.

Já os outros 120.312 serviços realizados pela SSM fazem parte do projeto Limpa Tudo, que desde o primeiro dia útil do ano passado não parou com as manutenções de zeladoria urbana como sinalização, tapa-valas, limpeza de bocas de lobo, pequenas obras (reparos de vielas, guias e galerias), limpeza de córrego, beira de rio e mata ciliar; fornecimento de água, montagem de palanques para eventos e limpeza urbana (coleta de entulho, cacarecos, resíduos de áreas verdes, lixo orgânico; coleta hospitalar de recicláveis e de chorume; coleta em escolas, praças, UBSs - Unidades Básicas de Saúde).

Nos 12 meses, a Secretaria de Serviços Municipais retirou 154.193,80 toneladas de resíduos. Ou seja, rejeitos resultantes de diversas atividades humanas – de origens industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de limpeza das vias públicas, entre outras.

A pasta ainda computou 5.785.682 metros quadrados de roçagem e capinação nas áreas verdes de Barueri. Os trabalhos foram realizados em 100% da cidade no sistema de mutirão em diversas fases. Os serviços de manutenção das áreas verdes correspondem a quase 810 campos de futebol iguais ao da Arena Barueri.

Papa-Entulho
Só no ano passado, a SSM retirou mais de 50 mil toneladas de entulho depositado irregularmente nas ruas de Barueri, o equivalente a mais de 7 mil viagens de caminhões. Para manter a cidade limpa, a Prefeitura criou o Papa-Entulho, um serviço de coleta gratuita de resíduos sólidos para residências de Barueri, por meio do empréstimo de big bags (contentores flexíveis feitos de poliuretano para armazenar entulhos, madeiras ou cacarecos).

Ao solicitar o big bag (pelo telefone 4162-7300 ou e-mail ssm@barueri.sp.gov.br), o morador é automaticamente cadastrado e, assim que recebe o equipamento, assina o termo de uso e devolução. Após três dias úteis ou quando o big bag estiver cheio, o caminhão do Papa-Entulho passa para recolhê-lo.