SADS reúne organizações da sociedade civil para tratar de transparência

- 08 de fevereiro de 2019

Representantes de 16 organizações da sociedade civil que mantêm parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) reuniram-se na quarta-feira (dia 6) com a secretária Adriana Bueno Molina e servidores da Coordenadoria Técnica de Gestão do SUAS. Na pauta do encontro estava a importância da utilização correta do recurso que a Prefeitura repassa a estas e a respectiva prestação de contas.

A secretária ressaltou que todos que participaram dos chamamentos públicos devem cumprir na totalidade as exigências, como o número de atendidos por serviço, as datas corretas de prestação de contas e o preenchimento das informações na plataforma eletrônica.

Segundo Adriana Bueno Molina, “Barueri investe bastante no terceiro setor e a cidade está atendendo à legislação que implantou o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei Federal 13.019/14). Implantamos também a plataforma eletrônica para a prestação de contas e avançamos muito”. A secretária pontuou também a importância do trabalho das organizações: “Elas levam os serviços da Prefeitura para mais perto da população, pois estão nos bairros e o trabalho delas é bom para o SUAS e para os usuários. São parceiros valiosos”, concluiu.

Parceria valiosa
Atualmente a Prefeitura de Barueri através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social financia 21 serviços executados pelas organizações sociais, em diversas áreas, voltados para crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, adultos e idosos. No caso dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, por exemplo, desenvolvido com crianças e adolescentes, cada organização atende 100 usuários por mês e suas respectivas famílias com diversas ações e atividades, alcançando mais de 1.600 famílias por mês, apenas neste serviço. A Coordenadoria Técnica de Gestão do SUAS apoia integralmente as organizações monitorando os serviços e fornecendo orientações técnicas de legislação, prestação de contas e serviço social, que realiza visitas mensalmente.

Como participar
Se empresas ou pessoas físicas desejarem apoiar projetos sociais, podem até contar com um abatimento no Imposto de Renda. Isso é possível através do Fumcad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Para saber mais, entre em contato com o Coordenadoria Técnica de Gestão do SUAS pelo telefone 4199-2800 (ramal 241).