Arte sob trilhos: equipe da Prefeitura dá vida a túnel com desenhos de trens

- 08 de março de 2019

Pessoas que circulam pelo túnel, nos últimos dias, na estação central, desviam seus olhos para os desenhos de locomotivas, como a Maria Fumaça, e de composições da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Algumas se encantam pelo trabalho de arte feito por funcionários públicos que integram a equipe de sinalização e pintura da SSM - Secretaria de Serviços Municipais de Barueri.

O projeto na antiga passagem de nível é só mais um exemplo de imaginação e criatividade da equipe que desenvolve muito mais do que instalar placas, realizar serviços de pintura em asfalto e concretos nas vias da cidade.

Os equipamentos pesados dão lugar ao uso de objetos como pincéis, réguas e tintas específicas - resultando em lindas obras de artes em diversos bairros de Barueri, em escolas, bibliotecas e outros órgãos da prefeitura. Um dos exemplos é o trabalho executado no muro da própria SSM, no Jardim Paulista, com desenhos que retratam ferramentas e todas as equipes da Secretaria.

O trabalho tem como objetivo manter a cidade limpa, segura e com bom visual. Sempre que a equipe vai às ruas, se tiver necessidade, desenham algo para espaços atingidos pelo vandalismo - restaurações de vielas, escadões e pontos de descarte irregular de lixo. De acordo com Benedito Alves Pires, o Benê, encarregado de serviços da SSM, os desenhos são feitos com a ideia de conscientizar a população a não deteriorar o patrimônio público.

A equipe é composta por Flávio Ribeiro, João Joel, Salvador Augustinho, Edson Alves (Zé Bota) e Silvio Rocha, que falou um pouco sobre a técnica de desenhar. “Eu risco de acordo com a foto e puxo as cores específicas de cada imagem. Tudo na medida correta. Faço a pintura e incremento com paisagem local para dar vida e movimento ao desenho”, explicou o artista.

Morador de Pirapora do Bom Jesus e admirador da arte de desenhar, o montador de elevadores, Fábio de Araújo, elogiou os desenhos no túnel da CPTM e o trabalho da equipe da SSM. “É muito legal. Um projeto que deve ser valorizado, nota 1000 ou muito mais que isso. É também um grande incentivo para quem está começando ou pensa em fazer artes”.

Temp Temp