No Dia Internacional da Mulher, Barueri lança campanha “Eu me Empodero e te Fortaleço”

- 08 de março de 2019

Nesta sexta-feira (dia 8) a cerimônia em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizada pela pasta frente ao tema (Secretaria da Mulher), começou “sem cerimônia” na hora de falar sobre violência doméstica. Já que o número de casos de feminicídio tem aumentado no Brasil. Só no ano passado foram registrados 1.173 casos de mulheres mortas.

Esses fatos foram simbolicamente relatados em vídeo, gravado e roteirizado pelos alunos da Escola Maria Theodora Pedreira de Freitas. Baseado em fatos reais, o vídeo começou com cenas de garotas que arrancam literalmente o esparadrapo da boca e interpretam e relatam casos reais de mulheres assassinadas por seus parceiros ou ex-parceiros.

Após apresentação, os alunos responsáveis pela produção audiovisual foram homenageados e parabenizados pela anfitriã do evento, a secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza.

“Esses jovens provam que o tema precisa ser falado todos os dias. É uma geração que chega quebrando paradigmas e combate a culpabilização das vítimas que sofrem a violência”, destacou a secretária que abordou ainda “que neste momento um corpo mulher que foi queimada em vida pelo próprio parceiro está sendo em enterrado”.

Houve ainda o lançamento oficial da campanha “Eu me Empodero e te Fortaleço” com tema que será tratado ao longo do ano na Secretaria da Mulher por meio de palestras, rodas de conversas e oficinas de capacitação, entre outras ações.

A advogada Ana Luiza Castro, presidente da OAB Barueri, também representou o fortalecimento das mulheres no comando de importantes instituições. “Depois de muita luta e sofrimento por sermos subjugadas pela sociedade, ocupar um lugar de poder nos fortalece cada vez mais para lutarmos umas pelas outras”, declarou Ana, que é a primeira mulher a presidir a OAB da cidade.

O evento teve como mestre de cerimônia a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Fabíola Sarcinella, e contou com a presença das agentes do programa Guardiã Maria da Penha.

Temp Temp