8 de março: Mulheres que transformaram suas vidas através do esporte

- 08 de março de 2023

O esporte tem o poder de transformar vidas e o público feminino também encontra na atividade física a superação e o empoderamento.

Rosane Brazzale, aluna do Cross Training conta que quebrou barreiras ao se matricular na modalidade aos 62 anos. “Hoje sou uma mulher que não se importa com a idade, não tenho limites, encaro todo tipo de desafio, amo a minha vida e amo ser quem sou. Transformei a minha vida através do esporte quando decidi trocar o cigarro por exercícios físicos. Mudei meu dia a dia e isso me trouxe mais qualidade de vida, coragem para buscar cada vez mais a vontade de me sentir viva. O esporte é a minha terapia”, emociona-se.

Mãe e avó de um casal, Rosane enfatiza que até a sua alimentação se tornou mais saudável. “Aprendi a comer certo, minha saúde está 100%, não tomo nenhum medicamento e hoje já corro 21 km em provas oficiais. Tenho a idade nos documentos, mas me sinto uma menina”, afirma com largo sorriso no rosto.

A servidora municipal Alexsandra Melo, colaboradora na Secretaria de Esportes, também teve sua vida e saúde transformadas pelo esporte. “Eu nunca tinha entrado numa academia. Quando vim trabalhar na Secretaria de Esportes resolvi encarar um dos constantes desafios do secretário Tom Moisés. Perdi 17 quilos e melhorei muito a qualidade de vida. Hoje me sinto uma nova mulher. A princípio não foi fácil, mas depois que comecei nunca mais parei. Minha vida se transformou da água para o vinho, me sinto mais disposta, ativa, feliz, as noites de sono melhoraram, percebo, inclusive, uma melhora no meu desempenho intelectual na faculdade”, relata, orgulhosamente, Alexsandra.

Esporte para elas
A prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Esportes, oferece diversas modalidades esportivas direcionadas para as mulheres. São aulas de Cross Training, Condicionamento Físico, Zumba, Pilates, Atletismo, Tênis e Judô, entre outras, ministradas nos diversos polos esportivos espalhados pela cidade.