Canil da Guarda Municipal auxilia no combate à criminalidade

- 08 de maio de 2020

Na última semana, as equipes especializadas Romu e Canil, da Guarda de Barueri, apreenderam um menor de idade com posse de drogas no Recanto Phrynea. Com a ajuda do K9 Ayllon, foi encontrado o local onde estavam enterrados mais entorpecentes, totalizando 23 pinos de cocaína, 119 de maconha e 26 de crack, além de R$ 197 em espécie. O menor confessou o crime e o caso foi direcionado à Delegacia Central.

Em outra ação, a mesma equipe deteve um indivíduo traficando drogas no Engenho Novo. Mais uma vez, o K9 Ayllon foi fundamental para localizar as drogas que estavam escondidas dentro de um tubo de energia sobre uma placa de concreto.

Somente nos últimos oito dias foram realizadas cinco prisões pelas equipes da Romu e do GTM, sendo cinco delas com a ajuda do Canil. Foi um prejuízo ao tráfico de aproximadamente R$ 8 mil.

Canil
No quadro da Guarda Municipal de Barueri, o Canil integra a Companhia Especializada atuando em conjunto com a Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e o GTM (Grupo Tático de Motos) nos pontos que apresentam um maior índice criminal.

O Canil da Guarda iniciou os trabalhos oficialmente no dia 4 de dezembro de 2019 com dois cães da raça pastor-alemão, o Ayllon, que tem a dupla função de faro de entorpecentes e de proteção, e o Thor, que tem um ano de idade e está em treinamento para ser empregado como “show-dog” em apresentações escolares e preventivas da corporação.

De acordo com o inspetor Toni Alves Leite, comandante da Companhia Especializada, “o cão auxilia no combate à criminalidade, com a força física e o faro apurado, sendo mais uma ferramenta que a população de Barueri dispõe para a proteção da cidade”.

Temp Temp Temp