Operação Cidade Segura neutraliza ações criminosas na cidade

- 08 de maio de 2021

Na tarde desta sexta-feira (dia 7), a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri (SSMU) encabeçou mais uma “Operação Cidade Segura” em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar e Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia de São Paulo).

A megaoperação teve início com a concentração de quase 100 viaturas em frente ao Ginásio de Esportes José Corrêa, de onde as equipes foram direcionadas para toda a cidade.

As forças táticas iniciaram os bloqueios de abordagens na avenida Marco (Chácaras Marco), seguindo para a avenida Ceci (Tamboré) e finalizando na avenida Aníbal Correia (Jardim Paulista). As demais viaturas mantiveram o patrulhamento tradicional pela área central e bairros adjacentes. “Nosso objetivo é manter a cidade o mais segura possível com ações preventivas para que o crime não aconteça”, explicou o comandante da Guarda Municipal de Barueri, Marcus Aparecido Guedes, que empenhou 125 agentes na operação.

Entre policiais militares e guardas municipais, a megaoperação contou com um efetivo de mais de 200 homens e 100 viaturas com a máxima ostensividade. Além das motos da GTM (Grupo Tático de Motos – GCM) e Rocam (Ronda Ostensiva com
Apoio de Motocicletas – PM) que prestaram apoio durante a ação, que teve 8 horas de duração.

“Com essa saturação de viaturas e policiamento nas ruas, vamos coibir a ação criminosa e garantir que a população siga a rotina com tranquilidade, sabendo que, de fato, está protegida”, afirmou o capitão Pedrolli, que comanda o efetivo da Polícia Militar em Barueri.

De acordo com a secretária de Segurança, Regina Mesquita, que acompanhou a ação, tudo foi planejado visando alcançar os bairros que apresentam maiores riscos de ocorrências. “Em estudos realizados em conjunto com a Polícia Militar e o Baep, identificamos alguns pontos que precisam ser visitados com mais regularidade para evitarmos, sobretudo, o roubo e furto de veículos. Estamos de olho e agindo para que a nossa função de segurança pública seja bem executada”. Ela ainda afirmou que as operações Cidade Segura acontecerão semanalmente.

Saidinha do Dia das Mães
A operação também teve como objetivo garantir a segurança da população no dia em que os detentos foram beneficiados com a saída temporária do Dia das Mães. De acordo com o capitão Venâncio (Baep), o policiamento será reforçado durante este período. “Nós do 5º Batalhão estamos trabalhando para que tudo caminhe bem, mas caso algum cidadão perceba uma situação que fuja da normalidade ou cause ameaça, pode acionar a polícia através do número 190 ou a Guarda Municipal pelo 153. Nosso trabalho é garantir a segurança de todos”.

Assista ao vídeo

Temp Temp Temp Temp