Temp

Programa ReNascer acolhe sua oitava equipe

- 08 de maio de 2025

Resumo: 

  • O Programa ReNascer, da Prefeitura de Barueri, recebeu sua oitava equipe nesta terça-feira (29), em cerimônia realizada pela Sads.  

  • A iniciativa promove a reinserção social de pessoas em situação de rua por meio de atividades laborais, cursos e apoio financeiro.  

  • Desde 2018, já beneficiou 146 pessoas, com dezenas delas conquistando moradia e emprego. 

Criado com o propósito de transformar vidas, o Programa ReNascer é uma iniciativa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Barueri. Em cerimônia realizada no dia 29 de abril, na sede da Secretaria, o programa recebeu sua oitava equipe de participantes. 

Os participantes — chamados de bolsistas — recebem capacitação por meio de cursos, visitas técnicas e atividades laborais, além de uma bolsa-auxílio para jornadas de 4 ou 6 horas diárias. Instituído pela Lei Municipal nº 2.604, de 26 de abril de 2018, o ReNascer tem como principal objetivo a reinserção social de pessoas em situação de rua. 

O evento contou com a presença de autoridades municipais, que reforçaram mensagens de acolhimento e incentivo aos novos integrantes. Walquíria Ansaloni, coordenadora da Horta da Gente, destacou o processo de seleção e a importância da força de vontade dos participantes: “Para chegarem aqui, foram feitas dinâmicas e muito trabalho. Agora é preciso empenho”. 

Desde sua criação, o Programa ReNascer já atendeu 146 pessoas distribuídas em sete turmas. Destas, 84 conseguiram alugar suas próprias residências, 36 estão empregadas e 7 retornaram ao convívio familiar. 

Saiba mais 

Incentivo e acolhimento 
No evento do dia 29, Fátima Almeida, presidente da Cáritas, lembrou que os bolsistas podem contar com o apoio do Serviço de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua. Já o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira, afirmou que os participantes estão amparados por pessoas comprometidas: “O trabalho na Horta da Gente é especial, pois beneficia os mais carentes”. 

Parte dos bolsistas atua justamente na Horta da Gente, produzindo a chamada Cesta Verde, que é destinada às famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pelos seis CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade. 

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Adriana Bueno Molina, deu as boas-vindas à nova equipe e ressaltou o espírito coletivo do programa: “É essencial que atuem como uma equipe para superar os desafios. Este projeto nasceu do coração de Sônia Furlan e segue com o carinho e dedicação da nossa primeira-dama, Damaris Piteri”. 

Histórias que inspiram 
José Carlos Lanário, ex-integrante da sexta turma, compartilhou sua trajetória e destacou o impacto do ReNascer em sua vida: “Esse programa transforma de verdade. Hoje trabalho no Cepad com animais. Quero ver todos vocês se dedicando também”. 

Daniel Aguiar de Souza, atualmente na sétima turma — os bolsistas permanecem no programa por até dois anos —, também relatou sua experiência: “Onze meses antes de entrar no ReNascer, eu estava limpo e continuo assim até hoje. Sejam firmes e escolham um caminho de luz. Queremos ver vocês em suas casas, com dignidade. Não se esqueçam: renasçam!”. 

Temp Temp Temp Temp