Sema entrega à Câmara placa de Instalação Modelo de Sustentabilidade

- 08 de junho de 2018

O último dia de aula do curso de Introdução à Gestão Ambiental Urbana, oferecido periodicamente à população pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), foi bem especial. Para encerrar, eles visitaram um órgão público considerado “Instalação Modelo de Sustentabilidade”: a Câmara Municipal de Barueri. A visita ocorreu na terça-feira (dia 5).

A Sema aproveitou a presença dos alunos na ocasião para entregar formalmente à Câmara uma placa de reconhecimento pelas iniciativas ambientalmente responsáveis implantadas lá dentro.

O exemplo atende a algumas das diretivas do Programa Município Verde Azul, do qual Barueri faz parte desde 2008. Neste caso, a Câmara preenche a 14 requisitos de ações sustentáveis praticadas no dia a dia.

São elas: acessibilidade para pessoas com necessidades restritas; aproveitamento de luz natural; bicicletário; calçamento permeável no entorno; captação, tratamento e utilização de água da chuva; certificação ISO 14001; cestos diferenciados para coleta seletiva; copiadoras habilitadas para impressões frente e verso; captação de energia solar; horta orgânica; iluminação com lâmpada de led; papel com selos de bom manejo florestal; torneiras com redutores de pressão; e vasos sanitários com caixas acopladas.

Para a Sema, mostrar de perto a prática desse tipo de iniciativa foi uma ótima forma de encerrar essa edição do curso. Até porque a Câmara de Barueri foi a primeira no Brasil a receber a certificação de Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9002, em 1998, e a pioneira no mundo a conquistar o selo de Responsabilidade Social AS 8000, em 2006. Além disso, em 2010 foi a primeira a conquistar o selo de Gestão Ambiental ISO 14001.

Temp Temp