Operação conjunta entre Semurb, GCM e PM busca combater embriaguez no trânsito

- 08 de julho de 2022

Combater ocorrências de trânsito (sinistros), principalmente envolvendo embriaguez ao volante: essa foi a intenção de mais uma operação conjunta entre a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), a Guarda Civil Municipal (ligada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social) de Barueri e a 5ª Cia do 20º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, realizada na terça-feira, dia 5 de julho.

É a segunda vez que a “Operação Direção Segura” acontece na cidade recentemente, a primeira foi no dia 25 de junho. O foco principal foram os motociclistas, mas a fiscalização incluiu todos os tipos de veículos.

Dentre as várias abordagens realizadas nas duas ocasiões, foram lavradas autuações por ambas corporações e apreensão de veículo. A ação, no entanto, tem cunho educativo e preventivo e busca reduzir sinistros de trânsito, especialmente envolvendo embriaguez ao volante.

Álcool e volante não combinam
A Operação manteve uma atenção especial em identificar motoristas possivelmente alcoolizados, por isso houve controle de alcoolemia com uso do bafômetro. Conscientizar sobre os perigos do consumo de álcool e outras substâncias que comprometem a capacidade dos motoristas é preocupação permanente da Semurb.

“Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa” fere o artigo 306 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e pode levar a detenção de seis meses a três anos, multas e suspensão ou proibição para dirigir.

Mistura explosiva
O secretário de Mobilidade Urbana, Valter de Oliveira, faz questão de ressaltar o perigo que a ingestão de bebidas alcoólicas e outras substâncias representa quando se pretende dirigir. "Bebida e direção geram uma mistura explosiva que nunca deve ser combinada. A embriaguez reduz os reflexos, tornando-os mais lentos. Diminui a capacidade reativa e aumenta a sensação de liberdade, que é extremamente perigosa para uma direção segura”, frisa.

Valter ainda completa: “a Lei não proíbe as pessoas de beberem, mas proíbe a ingestão de álcool seguida de direção. A melhor e única regra a ser respeitada: se for beber, jamais dirija!".

Sinistros
A preocupação da Semurb com relação aos sinistros de trânsito não é à toa, afinal, pode custar a vida das pessoas.

De acordo com relatório parcial elaborado pela Secretaria, só no primeiro semestre de 2022, em Barueri, foram registrados 745 sinistros. Desses, 393 envolveram vítimas, das quais 14 foram fatais.

Dessas 14 ocorrências fatais, 12 envolveram motocicletas. As possíveis causas dos acidentes que levaram pessoas a óbito apontam, principalmente, excesso de velocidade, incluindo outros tipos de desrespeito às regras de trânsito, e alterações físicas causadas por possível embriaguez.

Mais operações como esta devem ocorrer. Segundo a Semurb, a ideia é que pelo menos uma vez por semana a ação se repita em pontos estratégicos da cidade.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp