Atividades artísticas vão inundar Barueri neste semestre

- 08 de agosto de 2022

O que já era bom, vai ficar melhor. Barueri vai ser dominada por artes, espetáculos e muito incentivo à Cultura durante todo o semestre. A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Barueri vem preparando uma série de atividades. A cidade será palco de festivais, concursos, mostras, shows e tudo que envolve as mais diversas manifestações culturais.

Em paralelo às apresentações, a Secult garante a formação de cerca de 6.600 alunos que frequentam os cursos de iniciação artística nas Oficinas Culturais (dança, música, artes visuais, teatro e circo), além dos Núcleos de Dança, Música e Teatro para estudantes com nível mais avançado. São oportunidades abertas pela Prefeitura para que os novos talentos artísticos ocupem a cena cultural da cidade e até do país.

“A educação artística de nossas crianças e adolescentes é fundamental para a formação de cidadãos e cidadãs que terão condições de ajudar no aprimoramento da nossa sociedade através da Cultura”, afirma o secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar.

Não à toa, a Secult também abre espaços às várias manifestações culturais tanto para artistas locais quanto para nomes consagrados das artes e espetáculos. “Sempre estimulamos os novos talentos e os nossos estudantes para participarem dos festivais, concursos e mostras que a Secretaria organiza todos os anos”, completa Jean.

O Femupo (Festival de Música Popular Brasileira), por exemplo, está com inscrições abertas até o dia 14 de agosto. O evento acontece entre os dias 7 e 9 de outubro de 2022 e sua primeira edição data de 1973.

A população da cidade e os novos talentos artísticos também já podem contar com o Festival Barueri de Dança, o Prêmio Barueri de Literatura e o Concurso e Exposição de Arte Visual. Todos terão inscrições abertas nos próximos meses.

Incentivo aos profissionais da Arte
Outra iniciativa de grande importância é o Incentivo aos Profissionais da Arte e da Cultura, um instrumento legal que tem por objetivo auxiliar na contratação dos artistas e técnicos que fazem parte da cadeia produtiva da arte e cultura. Trata-se de um credenciamento dos artistas e técnicos da cidade para futuramente prestarem serviços à Prefeitura. As inscrições estão abertas, para mais informações, ligue (11) 4199- 1620.

Também é importante lembrar que nos próximos meses será inaugurado o maior palco cultural da cidade e um dos maiores do Estado de São Paulo: a Praça das Artes, um complexo cultural em construção no Jardim dos Camargos.

O projeto contará com teatro com mais de 900 lugares, Pinacoteca, Espaço Criança, Biblioteca de Artes, área midiática, saguão de exposições para mostras, salas para oficinas de artes, estacionamento com cerca de 400 vagas etc.