Temp

Barueri sedia seminário sobre vacinação de gestantes

- 08 de outubro de 2018

Os profissionais que atuam no pré-natal da Coordenação de Atenção Básica à Saúde (CABS), ligada à Secretaria de Saúde de Barueri, participaram de um seminário que capacitou sobre a vacinação em gestantes. O evento aconteceu no auditório da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SDPD), no dia 28 de setembro, e foi ofertado pela empresa GSK, que vem realizando vários seminários sobre a imunização no Brasil, enfatizando principalmente o calendário vacinal da gestante pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Na ocasião, o alerta principal foi dado com relação à coqueluche (dTpa) em grávidas, cuja cobertura caiu para 38% em 2017 no território nacional. A doença, causada pela bactéria Bordetella pertussis, é infecciosa e altamente contagiosa. A coqueluche compromete o aparelho respiratório e é mais perigosa em bebês menores de dois meses de idade.

A vacina contra a doença deve ser tomada a cada gestação, afinal, a maioria dos óbitos causados por ela vitima crianças menores de seis meses. O imunológico é gratuito e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As mães são as fontes de infecção mais comuns da coqueluche em lactentes (crianças em fase de amamentação), sendo responsáveis por 37% dos casos. A prevenção da mãe foi o assunto principal do encontro, já que é uma importante ferramenta de proteção dos bebês.

Baixa cobertura vacinal preocupa
De acordo com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus), em 2017 a cobertura vacinal da coqueluche entre gestantes chegou a 38,4% apenas. A região Sudeste do país foi uma das que registrou as baixas mais drásticas, passando de 53,9% em 2015 para apenas 37,2% em 2017. Só no Estado de São Paulo, a cobertura contra a doença caiu 36 pontos percentuais nesse período.

Em Barueri, os números não chegam a ser tão baixos, mas a atenção persiste. Em 2016, a vacina tríplice acelular de gestantes alcançou uma cobertura de 84,5%; em 2017, subiu para 86,8%; já em 2018, até o mês de agosto, foram vacinadas 64,6% das grávidas do município.

Durante o seminário, os profissionais da Saúde foram incumbidos de orientar e incentivar ainda mais as gestantes a tomarem a vacina. Mesmo Barueri mantendo bons índices de vacinação, o trabalho de prevenção é sempre prioridade.

Prevenção
A vacinação é a principal medida de prevenção contra a coqueluche. O Calendário de Vacinação do PNI recomenda 1 dose de dTpa a partir da 20ª semana de gestação, sendo o imunológico necessário a cada gravidez diferente. As gestantes nunca vacinadas ou com histórico vacinal desconhecido devem tomar duas doses de dT e uma de dTpa. O intervalo entre as doses deve ser de pelo menos um mês.

Temp Temp Temp Temp