Em audiência pública, Secretaria de Saúde expõe preocupação com absenteísmo

- 08 de outubro de 2018

O absenteísmo (ausências em consultas e exames médicos) foi um dos pontos de destaque da última audiência pública realizada pela Secretaria de Saúde de Barueri, no dia 27 de setembro, na Câmara Municipal.

Durante a prestação de contas, a Secretaria apresentou os números do segundo quadrimestre de 2018. Dentre eles, chamaram a atenção as faltas de usuários aos procedimentos médicos previamente agendados.

Só nesse período de quatro meses, dos 8.225 procedimentos marcados na Assistência Especializada, contabilizou-se 2.048 faltas. Isso representa 24,9% de absenteísmo. A preocupação aumenta com relação a alguns exames específicos. É o caso da fisioterapia motora, que tinha um total de 2.185 agendamentos, dos quais foram realizados apenas 1.597. Desse montante, houve 81 cancelamentos e 507 faltas.

Nas consultas de fonoaudiologia o quadro é parecido. Dos 2.149 atendimentos marcados, 93 cancelaram e 535 simplesmente não compareceram. Nas avaliações neuropsicológicas, houve 126 faltas dentre os 445 agendados.

O absenteísmo tem sido um problema em todos os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Os membros da Secretaria de Saúde de Barueri presentes na audiência reforçaram o prejuízo que essas faltas representam. Cada pessoa que deixa de comparecer a uma consulta ou exame, tira a vaga de outra pessoa e causa diversos transtornos administrativos e financeiros à máquina pública.

Números
Os números expostos durante a audiência mostram que 94,79% das despesas da Saúde têm como fonte de recurso a própria Prefeitura. Isso equivale a mais de R$ 230 milhões somente no período mencionado. Das despesas totais do período, os recursos do governo estadual equivalem a 0,25%, enquanto que os do governo federal são de 4,96%.

De maio a julho, os equipamentos de saúde de Barueri realizaram 7.296 internações, sendo 4.441 no Hospital Municipal de Barueri (HMB), 2.025 no Pronto-Socorro Adulto e na Maternidade e 830 no Pronto-Socorro Infantil. No mesmo período, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) contabilizam um total de 548.109 atendimentos, dentre eles consultas médicas, consultas com universitários e outros procedimentos.

Os prontos-socorros juntos acumulam 1.808.478 atendimentos. Já os Centros de Apoio Psicossocial (CAPSs) realizaram 16.802 assistências. A estatística de atendimentos de maio a julho demonstra que 59% dos atendimentos feitos nos prontos-socorros de Barueri foram dirigidos a munícipes, enquanto que 41% destinaram-se a moradores de outras cidades.

Temp Temp