
Sads comemora o Dia Internacional do Idoso
- 08 de outubro de 2025
Resumo:
- A comemoração do Dia Internacional do Idoso reuniu cerca de 350 participantes no Ginásio José Corrêa, com caminhada, atividades e apresentações culturais.
- O evento reforçou a valorização da pessoa idosa e a importância das políticas públicas para esse público.
- A programação contou com apoio de secretarias municipais e entidades parceiras.
“É tempo de valorizar.” Este foi o tema da comemoração do Dia Internacional do Idoso, promovida pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) e pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Barueri (CMPI). No Ginásio Poliesportivo José Corrêa, cerca de 350 idosos participaram das atividades.
O dia 1º de outubro começou com uma caminhada que saiu da Câmara Municipal de Barueri em direção ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa. Os idosos participaram da ação e foram recepcionados no local, onde diversas atividades foram realizadas.
Além de autoridades municipais, estiveram presentes frequentadores dos serviços da Assistência Social e do Esporte, incluindo idosos atendidos pelos CRAS, CREAS, Grupo Vida Brasil, Parque da Maturidade, Cáritas, Sociedade Bíblica do Brasil e programa VidAtiva. O evento destacou a importância de valorizar a pessoa idosa e garantir o cumprimento das políticas públicas voltadas a esse público, além de incentivar a reflexão sobre o processo de envelhecimento também entre os mais jovens.
Saiba mais
A programação contou com o apoio de secretarias parceiras e do Grupo Meninonas Solidariedade e Alegria.
Música e Dança
Houve uma apresentação da coreografia do Parque da Maturidade José Dias da Silva, que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Intermunicipais Adaptados à Terceira Idade de Barueri. Na sequência, o professor do parque, Marcos Boniolo, conduziu uma aula especial de zumba, para que todos pudessem participar.
Dia Internacional
Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas, por meio da Resolução 45/106. A data tem como objetivo sensibilizar para o impacto do envelhecimento da população e para a necessidade de garantir que as pessoas possam envelhecer com dignidade e continuar a participar da sociedade como cidadãos de plenos direitos.




