Combate ao câncer de próstata e ao diabetes é tema da campanha Novembro Azul 2018

- 08 de novembro de 2018

A saúde do homem será mais amplamente discutida neste mês com a campanha Novembro Azul 2018. Além do câncer de próstata, as ações irão conscientizar também com relação ao diabetes, já que no dia 14 celebra-se o Dia Mundial da doença.

Em Barueri, as internações por neoplasia de próstata em moradores chegaram a 39 só neste ano de 2018. Em 2017 o número foi ainda maior: 53, ante 33 em 2016. Essas internações são mais recorrentes em homens na faixa etária dos 60 aos 69 anos. A doença levou à morte 14 pessoas neste ano, até o momento; em 2017 foram 24 vítimas e em 2016, 15.

Já com relação ao diabetes mellitus, as internações chegaram a 75 só neste ano. Em 2017, foram 106, enquanto em 2016, 120. A recorrência entre as faixas etárias varia bastante de ano para ano. Em 2018, por exemplo, o maior número de internações ocorreu entre pessoas com 60 a 79 anos. Já em 2017, foram internadas, na maioria, pessoas mais jovens: entre 30 e 39 anos. Em 2016, a doença levou à maior parte das internações pacientes dos 50 aos 69 anos.

O número de óbitos em munícipes devido ao diabetes mellitus também preocupa, embora venha diminuindo nos últimos três anos. Este ano, até o momento, foram 22; em 2017, foram 47; e em 2016, 58 mortes.

Programação
A Secretaria de Saúde já está com as ações programadas para o mês. Elas têm o intuito de orientar sobre a prevenção e também os tratamentos disponíveis. Prevenir é sempre o melhor remédio, mas no caso da doença instalada, o diagnóstico precoce pode salvar muitas vidas.

A campanha foi lançada ainda no final de outubro, quando os profissionais da Saúde realizaram um treinamento junto aos alunos do curso de Enfermagem do ITB Engenho Novo.

No próximo sábado (dia 10), acontece a 6ª Caminhada Azul no Parque Municipal Dom José (rua Ângela Mirella, 500 – Jd. Barueri), das 9 às 12h. O evento, além de agitar a cidade com uma atividade que comprovadamente diminui os níveis de glicemia, dentre outras benesses, contará também com aferição de glicemia capilar pela Comissão de Farmácia.

No dia 14 (quarta-feira), haverá intervenção dentro do Ganha Tempo Municipal (av. Henriqueta Mendes Guerra, 550 – Centro), quando a equipe de enfermagem dará orientações sobre o câncer de próstata e o diabetes, além de aferição de glicemia capilar.

Palestras sobre o câncer de próstata serão realizadas pelos profissionais da saúde a empresas e órgãos interessados durante os dias 22, 23, 26, 28, 29 e 30. Também no final do mês, no dia 24, acontece o “III Curso multidisciplinar de atualização em Diabetes", sobre o tema “Práticas exitosas na educação em saúde no munícipio de Barueri”, voltado a profissionais da Saúde e da Educação.