Temp

Primeira Infância celebra diversidade brasileira em mostra de balé infantil

- 08 de dezembro de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 
Confira as fotos no Flickr 

Resumo: 

  • O Centro de Referência pela Primeira Infância de Barueri realizou uma mostra de balé infantil com o tema “Norte a Sul, de Leste a Oeste”, celebrando a diversidade cultural brasileira.  
  • O evento reuniu famílias e apresentou crianças de quatro a seis anos em números artísticos que valorizam o brincar e o desenvolvimento infantil.  
  • Depoimentos destacaram o impacto positivo das oficinas e do acolhimento oferecido pelo equipamento. 

O Centro de Referência pela Primeira Infância de Barueri promoveu, no dia 2 de dezembro, um momento de encantamento com a apresentação final das oficinas de balé infantil. O evento aconteceu na Arena de Eventos do Parque Municipal Dom José e reuniu famílias para celebrar o desenvolvimento das crianças por meio do brincar.  

O espaço oferece oportunidades para que crianças de zero a seis anos vivenciem atividades lúdicas, oficinas e experiências que estimulam a criatividade e o desenvolvimento integral. Entre as oficinas oferecidas está a de balé, responsável pela mostra que teve como tema “Norte a Sul, de Leste a Oeste”.  

Participaram da apresentação crianças de quatro a seis anos, divididas em quatro números culturais que homenagearam a diversidade regional brasileira: “Samba”, “Guardiões do Sertão”, “Roda que encanta, Voz que abraça” e “Colheita de sonhos na serra”. Cada ato contou com uma introdução poética da educadora e contadora de histórias Fabiana Cavassini.  

Saiba mais
Antes do início das apresentações, a educadora de musicalização Gilvane Monteiro conduziu um momento de acolhimento com as famílias. Utilizando chocalhos feitos pelas próprias crianças com garrafas e tampinhas PET, ela convidou todos a entrarem no ritmo da canção “Plim, plim, plim”, do Grupo Trii.  

Infância preservada  
A coordenadora do Centro de Referência pela Primeira Infância, Neusa de Fátima César, destacou que encerrar o ano com a participação de tantas famílias simboliza o êxito do trabalho desenvolvido. “Trabalhar com a primeira infância é uma missão. Chegar a esse momento celebrando a vitória de todo o trabalho é muito especial. A magia do brincar é o que possibilita que a criança se desenvolva. Para nós, é uma grande conquista”, afirmou.  

Para fechar a mostra, a equipe de educadores apresentou a peça “A festa das princesas e dos heróis”, celebrando a infância por meio da arte e da imaginação.  

Depoimentos das famílias 
Renata Andrea da Silva, mãe da pequena Gabriela de Oliveira Silva, de 4 anos, conta que a filha participa de circo, balé e jazz desde muito cedo. “A proposta do brincar traz oportunidades reais de desenvolvimento. Para a Gabi foi ótimo! Ela ampliou o paladar com as oficinas Mão na Massa e superou o medo de subir escadas com as atividades de circo. Foram muitos ganhos; ficaria horas listando.”  

Sonia Liliane de Souza, mãe de Isabelli de Souza, de 5 anos, que faz musicalização, jazz e balé, reforça o impacto positivo. “Eu amo o Centro de Referência pela Primeira Infância. Não quero ir embora desta cidade. O acolhimento é enorme e o trabalho é maravilhoso. Minha filha se desenvolveu demais; ela aprende muita coisa. É realmente um presente para nós”, conta.  

Serviço  
O Centro de Referência pela Primeira Infância oferece atividades para crianças de zero a seis anos, gestantes, familiares e cuidadores, com foco no desenvolvimento integral e na defesa dos direitos da primeira infância.  

Localizado na Rua Terra, 326, no Jardim Tupanci, o equipamento realiza oficinas e projetos intersetoriais, como espaços sensoriais, musicalização, teatro, contação de histórias e rodas de conversa. Mais informações sobre a programação e as inscrições podem ser obtidas pelo telefone (11) 3164-1131. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp