Temp

Efetivo da Guarda de Barueri realiza Operação Cinturão Azul até o final de janeiro

- 09 de janeiro de 2026

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 
Confira as fotos no Flickr 

Resumo: 

  • O efetivo da GCM de Barueri realiza até o final de janeiro a Operação Cinturão Azul, com o lema “Presença que cuida, vigilância que protege”.  

  • A ação visa reduzir crimes, principalmente roubo e furto de veículos, e reforçar a segurança durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026.  

  • O trabalho inclui patrulhamento, abordagens, vistoria de veículos e apoio à Polícia Militar em eventos na cidade. 

O efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Barueri realiza, até o final deste mês de janeiro de 2026, a Operação Cinturão Azul, com o slogan: “Presença que cuida, vigilância que protege”. A ação visa reduzir os indicadores de crimes e combater, principalmente, o roubo e furto de veículos na cidade.  

Além disso, atua na segurança da população durante os jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, edição 2026, sediados na Arena Barueri, no Jardim Belval. Neste domingo (11), por exemplo, a GCM prestará apoio à Força de Segurança da Polícia Militar na partida entre Palmeiras e Remo (PA).  

A operação ocorre, geralmente, das 14h às 23h, em pontos de encontro, com preleções antes do efetivo se deslocar para as áreas definidas para atuação. O trabalho conta com aumento de viaturas com giroflex ligados em praças e pontos estratégicos, além de breves paradas para que os GCMs ouçam comerciantes e moradores de Barueri.  

Patrulhamento  

Durante ação realizada na quinta-feira (8), sob o comando do inspetor Tony, com 22 viaturas e um efetivo de 60 novos GCMs, a Operação Cinturão Azul averiguou 68 pessoas, deteve dois indivíduos, vistoriou 25 veículos e apreendeu dinheiro.  

A operação também abordou um indivíduo envolvido com tráfico de drogas, localizando 659 invólucros de entorpecentes diversos. Em patrulhamento pela região do Jardim Mutinga, a GCM deteve ainda um indivíduo procurado pela Justiça. 

Da redação 
Crédito das fotos: Ana Guice/Secom Barueri 
Cauber Drone/Secom Barueri (aéreas) 

Temp Temp Temp Temp