Secretaria da Mulher celebra o Carnaval e reforça o combate ao assédio
- 09 de fevereiro de 2024
A Secretaria da Mulher de Barueri realizou nesta sexta-feira (dia 9) um baile de Carnaval no Espaço Mulher Ruth Cardoso. O objetivo foi, além de celebrar a maior festa cultural do mundo, levar a mensagem de combate à importunação sexual e de que a mulher tem o direito de se divertir sem medo.
Curtindo em paz
Com direito a um trio elétrico que percorreu a região central de Barueri, as frequentadoras da Secretaria da Mulher puderam dançar, cantar e até pular neste pré-carnaval com segurança e muita animação.
“A Secretaria da Mulher faz um ótimo trabalho ao oferecer esses momentos de descontração e fazer campanhas de combate ao assédio, pois precisamos ser respeitadas”, disse Priscila Necer, 41 anos, aluna dos cursos de estética.
Meu corpo não é sua fantasia
O Carnaval começa oficialmente neste sábado (dia 10) e vale o alerta sobre o aumento do número de casos de importunação sexual no período da festa. De acordo com a associação jornalística Gênero e Número a partir dos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, há um aumento de 50% no número de estupros no Carnaval.
Outra pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva indica que para 97% das entrevistadas as campanhas de combate ao assédio são fundamentais. Em Barueri, a ação “Meu corpo não é sua fantasia” reforça essa importância. Carmenilda Aparecida Silva, 56 anos, que faz atividades esportivas na Secretaria da Mulher, aprovou o tema da campanha.
“As pessoas confundem muito o real sentido dessa festa. O Carnaval é pra gente se divertir. Nós, mulheres, só queremos festejar e curtir com segurança. Essa campanha sobre o nosso corpo não ser uma fantasia deixa uma mensagem clara e esse tipo de divulgação é muito importante”, disse.